23/01/2023

Resposta Rápida: Cofen e Coren-RR se unem para ações emergenciais aos povos Yanomamis

Equipe está à disposição dos órgãos governamentais para oferecer apoio técnico, assistencial e humanitário

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), no último sábado (21/01) estabeleceu uma Equipe de Resposta Rápida para apoiar as ações emergenciais do Ministério da Saúde nos casos de desnutrição e malária que avança sobre a terra indígena Yanomami, em Roraima. A Equipe fornecerá assistência de Enfermagem prestada na terra indígena e oferece auxílio técnico e humanitário às ações dos órgãos governamentais.

“Vamos atuar em parceria com o Ministério da Saúde, contribuindo para a promoção do cuidado qualificado em Enfermagem”, pontuou, o coordenador do Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Cofen, Eduardo Fernando de Souza.

A ação será conduzida pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde (Coes/Cofen), pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi/Cofen), por conselheiros do Coren-RR e pelos conselheiros federais Vencelau Pantoja e Josias Neves, ambos enfermeiros.

“Em decorrência do adoecimento de crianças e da grave crise sanitária que avança sobre a terra indígena Yanomami, mobilizamos uma equipe de Resposta Rápida para garantir todo o suporte institucional dos Conselhos de Enfermagem e a assistência de Enfermagem de qualidade aos povos indígenas”, disse a presidente do Cofen, Betânia Santos.

O COREN-MA lamenta a situação desumana vivenciada pelos povos indígenas e cada vida interrompida pela doença e pela fome. O Conselho expressa solidariedade aos familiares da tribo indígena yanomami, ao mesmo tempo que parabeniza os profissionais da saúde envolvidos e empenhados nessa missão. Nesse momento, de comoção em todo país, os nossos heróis da enfermagem sobressaem de maneira humanitária e mostram que o seu papel dar a assistência para salvar vidas.

Fonte: Cofen