09/01/2015

Programa Anjos da Enfermagem recebe apoio da nova gesto do Coren/MA

O programa Anjos da Enfermagem – ncleo Maranho –

O programa Anjos da Enfermagem – ncleo Maranho – recebeu a confirmao da parceria com Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA). O novo presidente do rgo, Dr Carlos Eduardo Passos, anunciou o apoio ao programa, e nomeou Dr Danilo Ferreira e Dr Isana Barros, como Coordenador Estadual e Instrutora do Ncleo, respectivamente. Para o presidente, de extrema importncia o incentivo ao projeto, que o nico de responsabilidade social mantido por uma autarquia. Segundo ele, necessrio abraar os ideais e objetivos dos Anjos da Enfermagem, pois o trabalho realizado por meio do ldico visa promover o acolhimento humanizado.

Com o objetivo de discutir e planejar as metas para 2015, os novos gestores realizaram uma reunio na tarde da ltima quarta-feira (7), na sede do Coren-MA, para receber os voluntrios da 5 gerao do programa.De acordo comDr Danilo Ferreira, as atividades dos Anjos da Enfermagem sempre foram destaque nacional, agora, com o apoio do Conselho e da nova gesto, alm de promover a capacitao para voluntrios, publicar os trabalhos acadmicos relacionados terapia dos Anjos, pretendemos no final do perodo de voluntariado, oferecer ao acadmico aoportunidade de observar a vivncia do enfermeiro no setor oncolgico e ainda restaurar a rotatividade das campanhas nacionais no estado.

Para Dr Isana Barros, responsvel pela capacitao voluntrios, extremamente necessrio inserir sobre cada um o esprito do programa. Promoveremos uma oficina de atualizao onde sero desenvolvidas as habilidades de cada um, para que sejam disseminadas da melhor maneira possvel junto aos pacientes hospitalizados. – ressaltou a instrutora.

O diferencial da nova gesto dos Anjos da Enfermagem que todos so ex-voluntrios do projeto e passaram por todo processo seletivo e de capacitao, adquirindo experincia suficiente para transferir aos voluntrios e pacientes.

Sobre o Projeto Anjos da Enfermagem

O projeto Anjos da Enfermagem – educao em sade atravs do ldico – possui cerca de 200 voluntrios diretos, estudantes de enfermagem das Universidades do Bem, que do vida ao trabalho por meio de visitas semanais s crianas da ala de oncologia e pediatria dos Hospitais do Bem e participao em diversas outras atividades. Em So Lus, as Universidades Parceiras so a Universidade CEUMA e o Instituto Florence de Ensino Superior. E o Hospital do Bem, constitudo pela Fundao Antnio Jorge Dino – Hospital Aldenora Bello.

O Objetivo geral do Instituto Anjos da Enfermagem promover o conhecimento sobre a importncia dos hbitos de vida saudveis, por meio da educao em sade atravs do ldico, bem como promover humanizao da assistncia a sade, por meio da qualificao profissional de jovens e adultos.

As equipes so formadas por no mnimo oito voluntrios efetivos, quatro de cada instituio. Para gerir o programa no estado, contamos com um grupo formado por coordenadores nacionais, estaduais e locais, subcoordenadores, assessores e Instrutores de artes.