09/09/2022

Profissionais da Enfermagem protestam na grande Ilha contra suspensão do piso salarial da categoria

O movimento foi coordenado por diversas entidades representativas da Enfermagem

Nesta sexta-feira, 09 de setembro, os profissionais da Enfermagem fizeram um protesto pacífico na capital, São Luís, a concentração aconteceu ao lado do Hospital São Domingos que saiu em carreata pelo Hospital UDI, administrado pela rede D’OR, Santa Casa, Hospital Djalma Marques (Socorrão I) e Hospital Guarás.

Os profissionais repudiam a decisão de suspender o pagamento do piso salarial da Enfermagem, proposto pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso decidido no último domingo (04).  Os profissionais são contrários à decisão que suspende a lei que fixava o mínimo de R$ 4.750 mensais à classe, visto que, quando projeto de lei, foi amplamente discutido nas comissões da Câmara Federal.

O movimento foi coordenado por diversas entidades representativas da Enfermagem e contou com caravanas de várias cidades maranhenses e teve o apoio da Policia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Transito e Transportes (SMTT).

suspensão do piso salarial se deu após uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde Hospitais e Estabelecimentos de Serviços, que por sua vez argumenta que a medida traz prejuízos para as contas dos hospitais privados públicos.