23/05/2019

Junta Interventora do Coren-MA e profissionais de enfermagem planejam agenda de atividades em prol da categoria

Quase 55 mil profissionais de enfermagem atuam no Maranhão, onde mais de 90% são mulheres.

A diretoria da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (22), representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (SEEMA) e também o professor Dácio Viana, para dar prosseguimento a agenda de atividades para melhorias da classe da enfermagem.

Diversos assuntos de interesse da categoria, em especial a luta pelas 30 horas semanais e o piso salarial para os profissionais foram tratados durante a reunião, onde ficou acordado também, a construção de uma agenda positiva de atividades com entidades representativas da enfermagem para a garantia destes e outros direitos dos profissionais.

As demandas abordadas durante o encontro tiveram como principal objetivo evidenciar as atuais condições de trabalho da enfermagem maranhense, que já conta com quase 55 mil profissionais, onde mais de 90% são mulheres que acumulam jornadas duplas ou triplas, e discutir de que forma representantes e entidades das áreas podem interferir de maneira ética e responsável em busca do fortalecimento e valorização da classe.

Participaram da reunião o presidente da Junta Interventora do Coren-MA, Wilton José Patrício, a secretária Kheila Passos, a enfermeira Adriana Carvalho, o professor Dácio Viana e os representantes do SEEMA, Nicanor Urbano e Ana Léa.