14/07/2022

HCI desconsidera comunicado responsabilizando Enfermagem sobre sumiço de pertences de pacientes

Mesmo durante a visita, o Coren-MA prestou as devidas orientações sobre a parecer do Cofen n°02/2017.

Nesta terça-feira, 13 de Julho, a diretoria interina do Coren-MA, através do Secretário Enf. Tardely Sipaúba, a Tesoueira, TE. Nelciane Mesquita e a Conselheira, Enf.Lusimay Martins realizaram uma visita de gestão no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).

A visita foi para apurar sobre uma decisão onde responsabilizam os profissionais da Enfermagem sobre quaisquer sumiços de pertences dos pacientes daquela unidade de saúde. A equipe o Coren-MA foi recepcionada pela Coordenadora de Enfermagem, Anne Karolliny Porto, ela relatou que o comunicado foi feito na semana passada, não para punir os profissionais da Enfermagem sobre tais sumiços dos pertences dos pacientes, mas para alertá-los. Prontamente o núcleo de qualidade do hospital juntamente com a coordenação corrigiram o equívoco, e enviaram o documento

 

para a Secretaria Estadual da

 

Saúde (SES) e para o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA).

Mesmo durante a visita, o Coren-MA prestou as devidas orientações sobre a parecer do Cofen n°02/2017, que trata das atribuições dos Profissionais de Enfermagem, a unidade hospitalar desconsiderou o comunicado, e reformulou o documento tirando essa responsabilidade dos Profissionais da Enfermagem sobre sumiço dos pertences dos pacientes.

Foi realizado também um protocolo de entrada, onde são realizadas as anotações no momento em que recebem os pertences, destina para o setor do hospital, responsabilizando o administrativo da unidade de saúde.

O Coren-MA está atento às necessidades da categoria e segue na luta pela valorização dos Profissionais da Enfermagem do Maranhão.