26/09/2022

Fiscalização faz visita de retorno em unidade básica de saúde de Marajá do Sena

Fiscalização de retorno constatou outras deficiências que colocam em risco os serviços de Enfermagem

Na última semana o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, através do setor de fiscalização, realizou uma fiscalização de retorno na Unidade Básica de Saúde Francisco Teodoro Martins, que fica localizado no povoado Jenipapo, em Marajá do Sena, distante cerca de 380 km de São Luís.

A fiscalização de retorno constatou outras deficiências que colocam em risco os serviços de Enfermagem. Na unidade de saúde foi constatado profissional realizando procedimento de sutura, o que não é permitido com base na resolução do Cofen n° 278/2003.

Ausência de escala sobre dimensionamento de profissionais, ausência do POP (Procedimento Operacional Padrão) que é uma ferramenta de gestão de qualidade, onde contém ações descritivas de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado do paciente. Profissional da Enfermagem sem carimbo, o que é ilegal segundo art.5º da resolução Cofen n° 545/2017.

Feitas as devidas anotações, o Conselho propôs ao município que sejam feitas as melhorias na unidade de saúde, respeitando os prazos estabelecidos para comprovação de regularidade.

Estiveram presentes na fiscalização a Conselheira do Conselho, TE. Francisca Inácia e a Enfermeira Fiscal Milene Brito.