18/09/2020

Eleição 2020: perguntas frequentes sobre a eleição do Coren-MA.

As Eleicões do Coren 2020 serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro

As Eleicões do Coren 2020 serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, pela internet, com duração de 24 horas. O voto é obrigatório a todo profissional regularmente inscrito e adimplente com Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) até o dia 8 de outubro de 2020.

Quem está apto a votar?

Todo profissional de Enfermagem devidamente inscrito e em dia com suas anuidades até o dia 8 de outubro de 2020. Lembrando que o desconto na anuidade vai até o dia 28 de setembro. Aproveite e pague sua anuidade.

Que dia serão as eleições?

As eleições serão realizadas pela internet, através do site www.votaenfermagem.org.br, no dia 8 e 9 de novembro de 2020. Se estendendo por 24 horas.

O voto é obrigatório?

Sim! Conforme determina conforme o Art. 29 da Resolução Cofen nº 612/2019.

Arte: Rafaelly Barros

Se eu não votar, pago multa?

Sim, o profissional que não votar receberá uma multa no valor de uma anuidade da categoria, caso não justifique seu voto, conforme preceitua o Art. 12 da Lei n. 5.905/73.

Se eu não votar, posso justificar?

Sim, até 60 dias após a eleição o profissional de Enfermagem poderá justificar o voto pelo site www.votaenfermagem.org.br.

Que tipo de inscrição pode exercer o direito de votar?

Apenas quem possui inscrição definitiva principal e remida. O profissional que detém inscrição definitiva e inscrição secundária só poderá votar e ser votado no Estado onde possui inscrição definitiva principal.

 

Tenho inscrição em mais de uma categoria, como faço para votar?

O profissional de Enfermagem inscrito em mais de uma categoria poderá efetuar o procedimento da votação nas quais esteja adimplente, utilizando a mesma senha recebida nas categorias profissionais (Enfermeiro, Obstetriz, Técnico e Auxiliar), conforme determina o art. 8º da Resolução Cofen nº 612/2019.

 

E se eu não receber a senha de votação?

Os profissionais de Enfermagem deverão acessar www.votaenfermagem.org.br e seguir os passos indicados no site eleitoral. Após a identificação do eleitor, este deverá informar o modo que deseja receber a senha: via e-mail ou SMS (mensagem de texto). Caso os dados cadastrados para o recebimento da senha estejam incorretos, o eleitor poderá informar um número de celular para recebimento da respectiva senha por mensagem de texto.

Em quem votar?

O eleitor deve votar apenas em uma das chapas registradas conforme sua categoria, e não no candidato. Para consultar as chapas registradas no Coren-MA, basta que o profissional acesse www.votaenfermagem.org.br e selecione a opção Chapas.

Quem realiza as eleições dos conselhos regionais de enfermagem?

As eleições serão realizadas por uma empresa especializada em Eleições Eletrônicas pela internet e auditadas por empresas independentes especializadas em Auditoria de Procedimentos, Sistemas e Eleições Eletrônicas pela internet, todas contratadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) através de processo licitatório.

 

ASCOM/COREN-MA

Texto: Rafaelly Barros – Jornalista e Assessora de Comunicação

E-mail: [email protected]