12/04/2022

Coren-RN é o 3° Estado a empossar Comissão de Inovação e Empreendedorismo em Enfermagem.

O Coren-MA foi o pioneiro na criação da Comissão de Inovação e Empreendedorismo (CRIE).

O Coren-RN é o terceiro Conselho Regional a instituir uma CRIE – Comissão Regional de Inovação e Empreendedorimos. A comissão tem a finalidade de articular estratégias para gerar conhecimento e dar suporte à Enfermagem inovadora e empreendedora, além de compartilhar ações entre os Conselhos Regionais.

Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem (CNIE/Cofen) participou da posse e oferece apoio técnico aos Regionais na criação das comissões.

COREN-MA FOI PIONEIRO

O Coren-MA foi o pioneiro na criação da Comissão de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), que tem como coordenadora a Enf. Saara Sena. Nacionalmente nosso estado é representado pela Enf. Beatriz Almeida, que faz parte da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem (CNIE/Cofen), além de ser Conselheira Regional do COREN-MA

Para a coordenadora da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Saúde (CNIE/Cofen), Marta Pereira, as CRIES representam “ações concretas de amplo alcance para potencialização dos talentos dos enfermeiros”, fomentando soluções inovadoras a problemas e necessidades de saúde que ainda não são plenamente atendidas. A posse contou com a participação da CNIE/Cofen, que dá apoio técnico aos regionais.

Segurança jurídica e fortalecimento institucional – O direito a empreender e ter o próprio negócio é respaldo pela Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/86), que assegura a autonomia do enfermeiro, e regulamentado pelas Resoluções 358/19, 568/18 e 606/19, do Cofen. Já prevista e autorizada em legislações anteriores, as consultas de Enfermagem ganharam força com a Resolução Cofen 568/2018, que normatiza o funcionamento de clínicas e consultórios.

Em 2021, o Cofen criou Grupo de Trabalho que deu origem CNIE, formada por pesquisadores e especialistas, para dar apoio institucional aos profissionais de Enfermagem que desejam empreender e propor soluções inovadoras na Saúde.