- Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão - https://www.corenma.gov.br/site -

Coren-MA se manifesta sobre atendimento ao público durante este período de pandemia

Sobre alguns fatos que foram registrados nas últimas horas, a Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) vem a público fazer alguns esclarecimentos aos profissionais e a sociedade em geral.

Todos estão passando por um período de turbulência e excepcionalidade por causa da pandemia de Covid-19, mas o Coren-MA frisa que as providências estão sendo tomadas para evitar que tais situações causem ainda mais transtornos para os profissionais de enfermagem que procuram o Conselho em busca de algum tipo de atendimento.

A Junta Interventora informa que está seguindo todas as orientações do Cofen e das autoridades de saúde para evitar aglomerações de pessoas. A solução encontrada foi restringir temporariamente o atendimento presencial ao público.

Em nenhum momento o profissional de enfermagem ficou sem a assistência. O Conselho disponibilizou todos os seus serviços de forma online, como inscrição, emissão de boletos e certidões e negociações, fazendo com que os profissionais tivessem acesso a eles sem saírem de suas casas.

De março a junho deste ano, por exemplo, foram feitas 1.785 inscrições online, ou seja, foram mais de mil profissionais habilitados pelos Conselho para atuarem na linha de frente de combate à pandemia. Ao fazer uma comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 90% na quantidade de inscrição, pois, naquele período foram efetuadas 935 inscrições.

De 1º de junho ao dia 22 de julho deste ano, foram feitos 560 parcelamentos de dívidas dos profissionais de enfermagem. Esse e outros serviços podem ser realizados de forma online pelo site do Conselho, atividades essas que antes podiam ser feitas apenas de forma presencial.

Desde o dia 2 de junho a sede do Coren-MA voltou a fazer o atendimento presencial ao público, mas de forma agendada para evitar aglomerações, garantindo assim que não haja riscos à saúde dos profissionais e dos servidores do Conselho.

Sobre as eleições, informamos que foi divulgado no dia 30 de julho o Edital Eleitoral nº01/2020, que convoca a assembleia geral dos profissionais de enfermagem do estado do Maranhão para a eleição do Plenário do Coren-MA para o triênio 2021/2023. Dessa forma, não está sendo criado nenhum embaraço para que os interessados façam o registro das suas chapas e concorram ao pleito deste ano, que acontecerá nos dias 8 e 9 de
novembro.

Por fim, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA esclarece que está à disposição para atender todos os questionamentos dos profissionais e está atenta às mudanças do cenário em relação à pandemia de Covid-19. Informa também que qualquer alteração no atendimento ao público será devidamente comunicada por meio dos canais oficiais.

Junta Interventora do Cofen no Coren-MA