23/09/2022

Coren-MA retoma os trabalhos para criação dos protocolos de Enfermagem

O protocolo caracteriza-se como a descrição de uma situação específica de assistência/cuidado

O presidente do COREN-MA, Enf. Deusdede Fernandes, retomou os trabalhos para a criação dos protocolos de saúde da enfermagem no Maranhão. Para isso recebeu o Prof. Dr. Enf. Carlos Leonardo, que já faz parte da comissão do Coren e que é um dos protagonistas dessa bandeira também no COFEN.

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o secretário do COREN-MA, Enf. Tardelly Sipaúba, esteve na Secretaria de Saúde do Estado, com o superintendente adjunto de ações em saúde, Willian Vieira Ferreira.

A visita foi acompanhada pelo Enf. Carlos Leonardo, que faz parte da Comissão de Protocolo do COREN-MA. O objetivo da visita foi apresentar o projeto de criação de protocolos de saúde voltados para os profissionais de enfermagem do estado, sendo o primeiro voltado para a saúde da mulher.

Foi feito o convite para que um representante do estado tivesse cadeira na comissão do COREN. Também participaram o coordenador regional da secretaria, Enf. Aristeu Marques, e a enf. Ledjane Ferreira, que é técnica da secretaria, e a assessora executiva do COREN-MA, Jaqueline Moucherek.

O que é o Protocolo de Enfermagem?

O protocolo caracteriza-se como a descrição de uma situação específica de assistência/cuidado, contendo a operacionalização e a especificação sobre o que, quem e como se faz, orientando e respaldando os profissionais em suas condutas para a prevenção, recuperação ou reabilitação da saúde. Os protocolos clínicos de enfermagem são ferramentas que promovem a ampliação do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando os serviços da Atenção Primária à Saúde mais resolutivos e focados na prevenção de doenças e agravos.