18/01/2021

COREN-MA recebe equipe da SEMUS para tratar sobre plano de vacinação

A vacinação contra a covid 19 terá início nesta quarta-feira,

A vacinação contra a covid 19 terá início nesta quarta-feira, dia 20, no Maranhão. A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) reuniu seus profissionais no auditório do COREN-MA, na sexta-feira, dia 15, para falar sobre o plano municipal de vacinação contra a covid 19. O objetivo foi estabelecer ações e estratégias para a operacionalização da vacinação nos grupos prioritários em São Luís.

O presidente do COREN-MA, o enf. José Carlos Júnior, e o conselheiro, o enf. Dácio Alves Viana, participaram da abertura do evento, colocando a estrutura do Conselho à disposição. “Sabemos que a vacina é a saída para o controle do Coronavírus, por isso estaremos à disposição para apoiar no que for necessário. Precisamos de parcerias entre todas as esferas para fortalecer a luta de combate a esta pandemia”, destacou o enf. José Carlos Júnior.

De acordo com o plano, a primeira fase da vacinação contemplará pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde com atuação em UTI, emergência e alas covid e demais profissionais da saúde.

No que se refere às estratégias da segunda e terceira etapa, a SEMUS propôs para esta campanha estratégias e táticas para a vacinação de acordo com as fases, os grupos prioritários e o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde. Logo, na intenção de evitar aglomeração e manter a organização dos pontos de vacinação, as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde serão:

  • Ampliação do número de Núcleos Municipais de Vacinação contra COVID-19, em locais estratégicos para atender as exigências sanitárias e promover comodidade a população;
  • Vacinação domiciliar para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que se enquadrem nos grupos prioritários;
  • Calendário por ordem alfabética do nome e suas respectivas datas;

A ampliação da disponibilidade desses pontos favorece a descentralização e facilita o acesso da população à vacinação. Nas contra indicações para a vacina, estão:

  • Menores de 18 anos;
  • Gestantes;
  • Reação alérgica grave a qualquer alimento (manifestação em até 4 horas após ingestão);
  • Reação anafilática a primeira dose;
  • Reação anafilática a componentes da vacina, tais como: Neomicina, Timerozol, Hidróxido de Alumínio, entre outros.