19/08/2022

Coren-MA realiza visita de gestão na Santa Casa, em São Luís

Conselho orientou unidade hospitalar para o dimensionamento dos Profissionais da Enfermagem

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, através do Presidente Interino, Enfermeiro Dr. Deusdede Fernandes, a tesoureira TE. Nelciane Mesquita, a conselheira, Enf. Beatriz Almeida e o Procurador do Coren-MA, Dr. Francisco Ferreira realizaram uma visita de gestão na Santa Casa de Misericórdia do Maranhão, que fica em São Luís.

Durante visita a comitiva do Conselho realizou uma roda de conversa com os Profissionais da unidade Hospitalar para ouvir demandas ou até mesmo reclamações com base ao exercício profissional.

A Conselheira do Conselho, Enf. Beatriz Almeida, orientou representantes da unidade hospitalar sobre o subdimensionamento dos profissionais da Enfermagem, na qual causa deficiência na oferta dos serviços de Enfermagem e a má prestação da assistência para os pacientes.

O dimensionamento do quadro da enfermagem, estabelece a Resolução, deve basear-se em características relativas ao serviço de saúde, incluindo recursos materiais e financeiros; estrutura organizacional e física; atribuições e competências, específicas e colaborativas; ao serviço de enfermagem nos aspectos técnico-científicos e administrativos; e ao paciente, observando o grau de dependência em relação à equipe de enfermagem e a realidade sociocultural.

A visita de gestão é o momento onde o Conselho dialoga diretamente com os profissionais no ambiente de trabalho sempre buscando esclarecer dúvidas com base nas Resoluções que regem o bom exercício profissional, e uma delas é a Resolução nº 543/2017 que estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços /locais em que são realizados os serviços de Enfermagem.