30/09/2022

Coren-MA realiza fiscalização e visita de gestão em unidades de saúde de cidades da Baixada Maranhense.

Unidades de saúde das cidades de Mirinzal, Central do Maranhão, Cururupu, Gurupi e Bacurituba receberam fiscalização e visitas de gestão.

Com o objetivo de orientar e disciplinar os profissionais sobre o exercício legal da profissão além de manter um diálogo com eles sobre a legislação da Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, realizou entre os dias 26 à 30 de setembro um calendário de fiscalizações e visitas de gestão em diversas unidades de saúde de cidades que compreendem a baixada maranhense.

O Coren-MA esteve representado pela enfermeira fiscal, Enf. Milene Brito, o Conselheiro do conselho, TE. Itamar dos Santos e o representante do Coren-MA em Pinheiro, TE Louredir Lobato.

Os trabalhos foram iniciados nas unidades de saúde da cidade de Cururupu-MA. Após a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem, a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu realizou demissões em massa, colocando em risco o dimensionamento dos profissionais da Enfermagem, que estipula o número de enfermeiros, técnicos e auxiliares para os diversos setores, sempre definindo o Índice de Segurança Técnica que reflita a realidade do Hospital.

Nas cidades de Mirinzal e Central do Maranhão foram realizadas fiscalizações de retorno para saber se as melhorias foram realizadas, porém o setor de fiscalização constatou que não foram realizadas nenhuma melhoria nas unidades de saúde fiscalizadas.

No Hospital de Boa Vista do Gurupi foram constatadas precariedade com a estrutura física do Hospital, consequentemente deixando os profissionais da Enfermagem em condições insalubres.

No Centro de Saúde de Bacurituba só possuem dois (2) profissionais Enfermeiros na escala de plantão que fica de segunda-feira a sexta-feira durante o dia. No período noturno e fins de semana, os profissionais Técnicos de Enfermagem que ficam no centro sem Enfermeiro e sem Médico, onde realizam atividades privativas de Médicos, tais como: Sutura, Internação, Medicamentos sem prescrição médica entre outros. As Técnicas de Enfermagem relatam ainda que sofrem ameaças da população quando se omitem a realizar algum procedimento, devido à inexistência do profissional Médico e Enfermeiro.