11/11/2021

Coren-MA propõe parceria para criação do “Centro de Saúde Escola” na região do Itaqui-Bacanga

Proposta foi apresentada ao Reitor da UFMA e à Superintendente do HUUFMA

O Coren-MA, representado pelos diretores Enf. Kelly Inaiane e Enf. Deusdede Fernandes, acompanhados da Conselheira Enf. Beatriz Silva, reuniu-se na sexta-feira (05) com o reitor da UFMA, Prof Dr. Natalino Salgado, com a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Dra. Joyce Lages e com o enfermeiro William Vieira representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade foi discutida a proposta de criação de um Centro de Saúde Escola, a ser desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de São Luís, UFMA e Coren-MA na região do Itaqui-Bacanga além de outros projetos que irão beneficiar a enfermagem no estado.

A ideia é promover uma formação em Saúde da Família para profissionais da enfermagem no Maranhão, assim como para estudantes. “A Atenção Primária é fundamental para evitar que hospitais de média e alta complexidade fiquem lotados com pacientes, que poderiam ter sido tratados inicialmente em Centros de Saúde de Atenção Básica. A prevenção sempre é o melhor remédio”, argumentou Kelly Inaiane ao apresentar o projeto.

O reitor da UFMA ficou muito interessado no desenvolvimento do projeto e, ao lado da Dra. Joyce Lages, sugeriu promover novos encontros para que oficinas possam ser realizadas para desenvolvimento da proposta do Centro de Saúde Escola. “Este poderia abrigar a residência médica e até mesmo a residência multiprofissional de Saúde da Família” comentou Natalino.