03/11/2022

Coren-MA participa de Seminário sobre Atenção Primária em Saúde e Vigilância Epidemiológica

O Conselho esteve representado pelo Enfermeiro José Carlos Junior, Presidente do Coren-MA.

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão participou na manhã desta quinta-feira, 03 de novembro, do I Seminário Integrado sobre Atenção Primária em Saúde e Vigilância Epidemiológica, promovido pela Superintendência de Atenção Primaria do Estado.

O Conselho esteve representado pelo Enfermeiro José Carlos Junior, Presidente do Coren-MA e contou também com a participação de diversos representantes da saúde. O evento teve como público alvo os gestores, coordenadores e equipes de diversos municípios maranhenses.

“É importante enfatizarmos a valorização profissional da Enfermagem nesse contexto de atenção primária, com um avanço de mais de 63% da cobertura nacional. A garantia da qualidade da atenção e gestão apresenta-se atualmente como um dos principais desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve, necessariamente, compreender os princípios da integralidade, universalidade, equidade e participação social”, destacou o Enf. José Carlos Junior, Presidente do Coren-MA.

A palestra magna foi sobre os Processos de trabalho na APS e sua integração com a Vigilância Epidemiológica, apresentada pelo Enfermeiro Carlos Leonardo Cunha, que também é Doutor em Saúde Coletiva e colaborador do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).