02/05/2022

Coren-MA e SEMUS – São Luís promovem capacitação para Enfermeiros da Responsabilidade Técnica.

o Profissional é o responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem.

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizaram, na tarde desta segunda-feira, 02 de Maio, uma capacitação para profissionais da Enfermagem que atuam na área de responsabilidade técnica das unidades de saúde do município de São Luís.

O (a) enfermeiro (a) Responsável Técnico é o responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem da empresa/instituição onde estes são executados. (Resolução Cofen n° 509/2016).

Durante encontro a Enfermeira e Coordenadora do setor de Fiscalização do Coren-MA, Marina Barros, destacou quais são as atuações do Enfermeiro RT, bem como a autonomia e independência, além de fazer entender que o responsável técnico pode intermediar junto ao Coren-MA sobre atividades facultadas a ele/ela, identificar profissional da Enfermagem exercendo atividades ilegais, previstas em Legislação do Exercício Profissional de Enfermagem, colaborar com todas as atividades de fiscalização do Coren-MA, bem como atender todas as convocações e/ou solicitações que lhe forem demandadas, entre outros.

A capacitação aconteceu a pedido da SEMUS São Luís, para os RTs da Rede de Assistência de Média e Alta Complexidade e APS.

“Atualmente temos muitos profissionais da Enfermagem iniciando na gerência de Enfermagem, então precisamos levar para eles, quais são as legislações que trata da aplicação dos conceitos da Administração na área da saúde, como calcular o dimensionamento de profissionais, organização, direção, controle. E para isso contamos com parceria do Coren-MA em estar disponibilizando o espaço e a palestra, através da coordenadora de Fiscalização”. Destacou Raylana Carvalho, Coordenadora de Atenção Primária.