22/08/2022

Coren-MA atua com fiscalizações para combater o subdimensionamento da Enfermagem

O Coren-MA tem atuado com fiscalizações em Hospitais da Capital e do Interior

Com a sanção presidencial do PL 2564/20, agora Lei Federal n° 14.434/2022 que trata do piso nacional da Enfermagem, muitos profissionais estão temerosos com a qualidade dos serviços de Enfermagem ofertados nas unidades de saúde.

Para que não haja subdimensionamento dos profissionais da Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) tem atuado com fiscalizações em Hospitais da Capital e do Interior. As inspeções realizadas pelo órgão têm o objetivo de analisar o cumprimento dos preceitos éticos e legais da profissão, proporcionando uma assistência segura e livre de danos aos pacientes, além de apoiar os profissionais de enfermagem no exercício das atividades, combatendo o déficit de profissionais e a sobrecarga de trabalho.

Na última semana o Coren-MA realizou fiscalização no Hospital da Ilha, em São Luís, o conselho esteve representado pela enfermeira fiscal, Juliana Rolim e a conselheira enfermeira Lusimary Martins que foram recepcionadas pela enfermeira Vanessa Araújo, gerente de Enfermagem.

Após receber denúncias no setor da ouvidoria, o setor de fiscalização do Conselho esteve no Hospital da Ilha, em São Luís, para apurar denúncias de subdimensionamento de profissionais da Enfermagem, o que não foi constatado in loco.

As fiscalizações do Coren- MA acontecem sem aviso prévio, e tem como objetivo avaliar a conduta profissional e as unidades de saúde como elas realmente são no dia a dia dos serviços. Mesmo não tendo sido constatado, in loco, déficit de pessoal de enfermagem, a Instituição fora notificada a realizar o Cálculo de Dimensionamento de Profissionais segundo as recomendações da Resolução Cofen 543/2017 para apresentar ao Coren-MA em Fiscalização de retorno. É importante destacar que o número de profissionais verificado está relacionado à prestação da assistência nas atuais condições do Hospital, que não se encontra ainda em pleno funcionamento.