15/10/2021

Combate à Sífilis e Sífilis Congênita

Campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita,

O COREN-MA foi um dos apoiadores da campanha “SIFILIS; TESTE , TRATE , CURE” em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, instituído pela Lei nº13.430 – 31/03/2017. A ação foi realizada pela Coordenação Municipal Epidemiológica e Sanitária – Semus, na sede do COREN-MA, nesta terça-feira, dia 15/10, 70 responsáveis técnicos das instituições de saúde municipais.

Para o presidente do COREN-MA, ENF. José Carlos Júnior, a capacitação do profissional da enfermagem, que atua na área, é uma importante forma de celebrar este dia. “O COREN não poderia ficar de fora dessa data que é uma forma de alerta para que o nosso profissional fique cada dia mais atualizado sobre leis, decisões e resoluções sobre o tema”, destacou.

A primeira palestra foi ministrada pela Coordenadora de Fiscalização do COREN-MA, ENF. Marina Barros e apresentação as notas técnicas do COFEN que orientam os atendimentos (teste rápido, aplicação da penicilina, prescrição da enfermagem, papel da enfermagem nas situações de profilaxia pós-exposição (PEP) e pré- exposição ao HIV (PrEP)).

Na segunda palestra da tarde, a ENF. Janaína Bezerra, da Comissão de Educação Permanente do COREN-MA, falou sobre o “Diálogo aberto das principais dúvidas apresentadas durante o atendimento ao usuário na atenção integral as infecções sexualmente transmissíveis”.

Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita

Lei Nacional Nº 13.430 – 31/03/2017 (instituí o 3º Sábado de Outubro –Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita )

A Secretaria Municipal de Saúde através das Superintendências de; Vigilância em Saúde, Superintendência de Ações em Saúde, Superintendência de Educação em Saúde, e Superintendência de Assistência a Rede de Saúde de São Luís, realiza a campanha do Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita – “SIFILIS; TESTE , TRATE , CURE”

A campanha traz o recorte das diretrizes do Ministério da Saúde pautando a estratégias da “Prevenção Combinada” e tem como público-alvo a população em geral suas diversidades com ênfase na faixa etária entre 15 a 50 anos, contribuindo assim, para estimular o hábito do uso da camisinha, combinando testagem e o tratamento.

Durante o período de 15 a 31 de Outubro de 2021, toda a Rede SUS de São Luís estará enfatizando as estratégias de PREVENÇÃO, VIGILÂNCIA, DIAGNÓSTICAS e TRATAMENTO das “SIFILIS”.