11/09/2020

CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET

O Conselho Federal de Enfermagem apresenta aos profissionais a Cartilha do Voto pela Internet

O Conselho Federal de Enfermagem lançou hoje (10/9) a Cartilha do Voto pela Internet 2020. É por meio do voto, principal instrumento de manifestação da vontade popular, que se escolhem os representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Sabia como participar das eleições das eleições do seu Coren, no dia 8 de novembro.

No dia da eleição, após abertura do período de votação, os profissionais poderão votar de qualquer dispositivo com

Arte: Rafaelly Barros

acesso à internet, de acordo com os seguintes passos:

  • Acesse www.votaenfermagem.org.br
  • Selecione o seu Coren;
  • Identifique-se por seu CPF;
  • O sistema irá solicitar uma autenticação, que pode ser por senha ou biometria facial;
  • Selecione a chapa em que deseja votar entre as exibidas pelo site;
  • Confirme o voto na chapa selecionada;
  • Será emitido um comprovante de votação em formato PDF após a confirmação do voto. Este arquivo poderá ser salvo ou impresso (caso possua impressora) pelo eleitor.

Após a identificação do eleitor, este deverá informar o modo que deseja receber a senha: via e-mail ou SMS (mensagem de texto). Caso os dados cadastrados para o recebimento da senha estejam incorretos, o eleitor poderá informar um número de celular para recebimento da respectiva senha por mensagem de texto, após efetuar uma confirmação por reconhecimento facial. É necessário que o dispositivo utilizado para acessar o sistema eleitoral possua câmera (ex.: smartphone, tablet, notebook ou computador com câmera), e que a Carteira de Identidade Profissional (CIP) esteja válida (conforme Art. 16º da Resolução Cofen Nº 0460/2014), pois a foto coletada no momento do acesso ao sistema será confrontada com a foto existente na Carteira de Identidade Profissional (CIP), via sistema eleitoral.

Por questões de segurança, não será possível utilizar o mesmo número de telefone para envio de senha a eleitores distintos. A senha gerada para um eleitor será única (ou seja, nenhum outro eleitor receberá a mesma senha). A senha de cada eleitor ficará armazenada e criptografada na infraestrutura que hospedará o sistema de votação, e somente poderá ser utilizada uma única vez para votar.

O eleitor deve votar apenas em uma das chapas registradas conforme sua categoria, e não no candidato. Para consultar as chapas registradas do seu respectivo Coren, basta que o profissional acesse www.votaenfermagem.org.br e selecione a opção Chapas.

O voto é obrigatório! E todo profissional de Enfermagem devidamente inscrito e em dia com suas anuidades até o dia 28 de setembro de 2020, está apto para votar.

Fonte: Cofen/Coren