28/09/2022

Capacita Coren-MA promove minicurso sobre Doenças Hipertensivas Específicas da Gravidez

O minicurso abordou a atuação do profissional de Enfermagem frente a esses pacientes.

Na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão promoveu mais um dia de capacitação através do projeto Coren-MA Capacita.

O curso sobre Assistência de Enfermagem na SHEG: Síndromes Hipertensivas Específicas na Gestação foi ministrado pela professora Marinete Diniz, integrante da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-MA.

O minicurso abordou a atuação do profissional de Enfermagem frente a esses pacientes, bem como na prevenção das síndromes hipertensivas que acometem as mulheres durante o período gestacional.

As Síndromes Hipertensivas podem apresentar-se como DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gestação), quando sua ocorrência antecede a gestação ou apresenta-se antes das 20 semanas gestacionais; pré-eclâmpsia, quando ocorre hipertensão e proteinúria após a 20ª semana. Para o diagnóstico, as medidas da PA (pressão arterial) devem ser realizadas com a paciente sentada, em repouso de 30 minutos e ter pelo menos duas alterações acima de 140×90 mmHg, em um intervalo de no mínimo 4 horas.

O projeto “Coren-MA Capacita” é uma iniciativa da atual gestão (2021-2023) que visa o capacitação profissional profissional dos profissionais e estudantes da Enfermagem da capital e das cidades maranhense. Os ciclos de minicursos e palestras serão apresentados gradativamente nas cidades do interior do estado.

“Já temos programado a nossa primeira parada nas cidades do interior. Nos dias 04 e 05 de outubro estaremos na cidade de Santa Inês, a convite da coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal, promovendo 2 dias de capacitações para os profissionais da região”.destacou o secretário do Coren-MA, Enf. Tardelly Sipaúba.