24/11/2020

As ações da fiscalização durante a pandemia

Balanço das atividades realizadas pelo Departamento de Fiscalização

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), apresenta o balanço das atividades realizadas pelo Departamento de Fiscalização (Defis) durante este período de pandemia.

Com objetivo de fiscalizar o exercício e as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem, a fiscalização já recebeu aproximadamente 200 denúncias, principalmente, sobre a falta de EPIs e irregularidades nas unidades de saúde.

De fevereiro a outubro, o Defis realizou 107 atendimentos presenciais, 2.324 atendimentos por telefone e 2.598 atendimentos por e-mail de profissionais que estão na linha de frente no combate à covid-19.

 

Fiscalização – O Coren-MA coletou informações dentro das unidades de saúde através do questionário “Levantamento Situacional de Riscos Relacionados à Covid-19”, manual esse elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).  Com base na coleta feita pelos fiscais, o Coren-MA busca providências junto aos Órgãos responsáveis naquilo que os compete.

O questionário traz algumas avaliações sobre o quantitativo de profissionais nas unidades de saúde, se há déficit de profissionais de enfermagem em setores de atendimento e se existe plano de contingência para substituição dos profissionais de enfermagem que apresentarem sintomas da Covid-19, dentre outras atribuições mediadas pela fiscalização do Coren-MA.

 

ASCOM/COREN-MA

Texto: Rafaelly Barros – Jornalista e Assessora de Comunicação

E-mail: ascom1@corenma.gov.br