19/04/2021

100 Dias de Gestão

No  dia 14 de abril completamos 100 dias de gestão

No  dia 14 de abril completamos 100 dias de gestão frente ao Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão. Quando chegamos foram muitos os desafios encontrados, um turbilhão de demandas de todas as áreas. Então fizemos um esforço e começamos a trabalhar muito para encontrar melhorias e soluções, sempre com o objetivo de atender ao profissional da enfermagem.

Sabemos que ainda temos muito a mudar e melhorar, mas uma caminhada tem início com o primeiro passo e com outros que vem em seguida. Queremos acelerar e vamos compartilhar com vocês alguns dos nossos passos, sabendo que o caminho a ser percorrido ainda é longo.

Acompanhe:

ATENDIMENTO

Quando chegamos ao COREN-MA, no mês de janeiro de 2021, encontramos mais de 800 processos pendentes de análise no nosso site, filas na porta do Conselho, muita insatisfação e reclamação dos profissionais que necessitavam ser atendidos.

Para solucionar esse gargalo, trabalhamos em várias frentes:

  • Abertura de processo para a realização de seletivo para contratação de profissionais;
  • Seleção de estagiários para reforçar a equipe;
  • Implantação do atendimento pelo WhatsApp;
  • Equipe para análise dos processos online;
  • Estabelecimento da quantidade de atendimentos presenciais;
  • Atendimento exclusivo e direcionado para a emissão de Carteiras;
  • Acolhimento dos profissionais na sede do Conselho, evitando que fiquem expostos do lado de fora;
  • Realização de Mutirões aos finais de semana para análise de processos;
  • Participação dos Conselheiros auxiliando diretamente no atendimento;
  • Criação de Tutoriais para uso de serviços através do site, disponíveis no site e redes sociais do Conselho.

De olho nos números:

Janeiro 2021

ATENDIMENTO MÊS    
  JANEIRO FEVEREIRO MARÇO
PELO SITE 769 Online 498 Online 605 Online

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS
(SEDE)

422:

* Geral 328

 

*Negociação 72 

958:

*Geral 292

*Carteira 533

*Negociação 133

1.120:

*Geral 291

*Carteiras 648

*Negociação 181

NEGOCIAÇÃO WHATSAPP Média 985 Média 935 Média 973

 

NOVOS REGISTROS

MÊS Técnicos Enfermeiros Auxiliares TOTAL
JANEIRO 41.347 15.315 4.010 60.672
FEVEREIRO 42.254 15.581 4.012 61.847
MARÇO 43.185 15.835 4.019 63.039

Segundo a planilha, de janeiro para fevereiro foram feitos 907 novos registros de Enfermeiros. Já de fevereiro a março foram 931 registros, totalizando 1.838 novos Enfermeiros no mercado maranhense no primeiro trimestre do ano. Já no que diz respeito aos Técnicos de Enfermagem, de janeiro para fevereiro foram registrados 266 novos técnicos, e já de fevereiro a março, esse número foi de 254 novos técnicos, no total foram registrados 520 Técnicos de Enfermagem no Maranhão de janeiro a março de 2021. Já a quantidade de novos auxiliares, a somatória no primeiro trimestre do ano foi de 9 registros.

FISCALIZAÇÃO

Apesar das limitações da pandemia, mantivemos o ritmo dos trabalhos no campo da fiscalização. Uma das conquistas inéditas neste primeiro trimestre do ano foi a entrada da equipe nas unidades de saúde das penitenciárias.

Além de fiscalizar o exercício da profissão e as condições de trabalho do profissional da enfermagem, as visitas de fiscalização tiveram a presença de um conselheiro do COREN-MA que teve a oportunidade de falar sobre o que é o Conselho, aproximar o profissional da sua entidade de classe e falar sobre as metas desta gestão.

A presença nas unidades que atendem aos pacientes com COVID-19 também esteve presente nas ações de fiscalização, com a verificação dos EPI’s e também do ambiente do trabalho do profissional da enfermagem, evitando assim as más condições na assistência.

A equipe de Fiscalização percorreu vários municípios do Maranhão, tais como: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Limiar, Bacabeira, Imperatriz, Matinha, Viana, São Vicente Ferrer, São Bento, Palmeirândia, Pinheiro, Davinópolis, Feira Nova do Maranhão, Governador Edson Lobão, Turilândia, São Pedro dos Crentes, Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Icatu, Turiaçu, Santa Helena, Cururupu, Balsas, Balsas, Cedral, Caxias, Colinas, Santa Helena, Pedreira e Turilândia.

Acompanhe os números da Fiscalização, com 1.958 atendimentos no primeiro trimestre de 2021.

  Tipo de Atendimento
MÊS Presencial Telefônico E-mail
JANEIRO 60 362 282
FEVEREIRO 78 263 275
MARÇO 63 274 301
TOTAL 201 899 858

OUVIDORIA E COMISSÃO DE ÉTICA

A ouvidoria do COREN-MA, que funciona através do site da entidade, fez o atendimento de 200 chamados entre elas denúncias feitas pelos profissionais.

O Setor de Processo Ético do COREN-MA, além da contínua análise de processo de ética, homologou as Comissões de Ética de Enfermagem do UDI Hospital – Rede D’Or de São Luís, da UPA de Imperatriz e do Hospital das Clínicas de Imperatriz.

REPRESENTATIVIDADE

O COREN-MA criou e realizou ações institucionais articular um melhor posicionamento da entidade frente aos setores privados, públicos e governamentais. Acompanhe algumas:

* Posicionamentos públicos pela votação do PL 2564/2020 – que institui o Piso Salarial e as 30 horas para os Profissionais da Enfermagem

*Encontro com parlamentares: Vereador Gutember Araújo, Deputado Estadual Marcos Caldas, Deputado Federal Hildo Rocha, Senador Weverton Araújo. Também com as vereadoras ENF. Raphaela (Pirapemas), ENF. Irlanda Rodrigues;

*Assinaturas de Termos de Ajustamentos com Secretarias de Saúde de São Luís e Imperatriz;

*Visitas institucionais à Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão;

* Representação junto ao COFEN em Brasília

* Encontros com Responsáveis Técnicos

*Ações para dimensionamento profissional no Hospital de Imperatriz-MA;

*Reuniões com representações da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MA;

*Parceria com a Semus-São Luís para a realização de treinamentos dos técnicos da Secretaria nas dependências do COREN-MA;

*Realização de Reuniões Plenárias do Conselho do COREN-MA (Gestão 2021/2023);

*Visitas de Gestão, realizadas pela diretoria e conselheiros da entidade, às unidades de Saúde de todo o Estado.

*Ações de Combate ao Assédio Sexual e Moral, com ênfase no Hospital Genésio Rego, que registrou caso de violência sexual contra uma técnica em enfermagem, com representação em todas as esferas envolvidas no processo.

*Encontro com Diego Sá, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão/OAB;

BENEFICIOS PARA O PROFISSIONAL REGISTRADO

Durante os 100 primeiros dias de Gestão, a diretoria do COREN-MA trabalhou para buscar benefícios para o profissional.

Parceria Público Privada

A parceria público privada faz parte das metas da gestão, por isso o Clube de Vantagens está processo de reativação, com o contato de empresas que serão parceiras do COREN-MA. Já fechados Faculdade Edufor, Unyleya, Laboro.

A exemplo disso temos a ação realizada na Semana da Mulher, com a participação das empresas: Moda Jurídica, Valparaíso, Bellapharma, Ópticas Safira, Maria Bonita Botique, Faculdade Edufor e Unyleya. Além disso ações internas com as empresas Posto Natureza, Zaffe e Terapia dos Pés.

Capacitação

Criação da Comissão Permanente de Educação do COREN-MA e início do planejamento de Capacitação para os profissionais da enfermagem. A primeira ação foi a realização do CONECTA COREN, live quinzenal através do instragram da entidade. Em breve teremos uma Programação de Cursos para o Profissional da Enfermagem.

Acompanhe os temas já trabalhados no CONECTA COREN:

*Inteligência Emocional para a Enfermagem (ENF.Francina Aguiar)

*Empreendedorismo na Enfermagem (ENF. Bruno Sodré)

*Segurança do Paciente (ENF.Natalie Rosa)

*O Protagonismo da Mulher na Enfermagem (ENF.Athiene Teixeira, ENF.Lívia Bustamante, ENF.Janna Rodrigues e ENF.Nelciane Mesquista)

*O Avanço da Pandemia Covid 19 e o Papel da Enfermagem