23/06/2020

Coren-MA prossegue com fiscalizações em unidades de saúde de São Luís

Durante as atividades, fiscais do Coren-MA fizeram apuração in loco de denúncias

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) está dando seguimento às fiscalizações nas instituições de saúde da Região Metropolitana de São Luís. O objetivo é coibir irregularidades que comprometam o exercício profissional, garantindo assim a segurança de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19.

Entre os dias 15 e 19 de junho, foram realizadas fiscalizações nos hospitais Guarás (Bairro de Fátima), Carlos Macieira (Renascença), São Domingos (Bequimão) e no Centro de Saúde João de Deus (João de Deus). Ainda no Hospital Carlos Macieira, foi aplicado o questionário in loco sobre o levantamento situacional relacionado à Covid-19.

Balanço – Nas quatro unidades de saúde, os fiscais do Coren-MA realizaram as inspeções in loco para a apuração de denúncias. Nas três primeiras, foi observado que algumas das denúncias não procediam, enquanto que os problemas verificados nas outras ocorrências já haviam sido regularizados.

Já no Centro de Saúde João Deus, a denúncia relacionada à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foi confirmada. Dessa forma, vai ser emitido o relatório de denúncia solicitando à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) as providências que foram tomadas para resolução desses problemas.

Visita de gestão – Durante as fiscalizações, a Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Coren-MA está realizando visita de gestão nas unidades de saúde. O objetivo é aproximar o Conselho dos profissionais de enfermagem, esclarecendo suas dúvidas principalmente no que diz respeito às atribuições da Autarquia.

Juntamente com os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, foram discutidas questões de interesse da enfermagem, além das atividades desenvolvidas e serviços oferecidos pelo Coren-MA e das resoluções do Cofen.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)