19/06/2020

Coren-MA distribuirá máscaras para profissionais de enfermagem de São Luís e interior

As máscaras serão distribuídas em um momento importante, pois ainda é grande a quantidade de casos de Covid-19

Profissionais de enfermagem de unidades de saúde de São Luís e do interior do estado ganharão um reforço no combate ao novo coronavírus. A partir desta segunda-feira, dia 22, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) entregará máscaras que garantirão mais segurança aos enfermeiros, técnicos e auxiliares que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

Ao todo são mais de 5 mil máscaras que foram doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e serão entregues aos profissionais de enfermagem do estado. Os itens chegaram à sede do Coren-MA, em São Luís, na tarde dessa sexta-feira, dia 19, e já estão prontos para serem entregues.

A presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, Antonia Cristiane, recebe as máscaras que serão entregues aos profissionais de enfermagem
A presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, Antonia Cristiane, recebe as máscaras que serão entregues aos profissionais de enfermagem

Profissionais de enfermagem de unidades de saúde de São Luís que são referências no combate ao novo coronavírus já receberam as máscaras em distribuições realizadas anteriormente. Dessa vez, outras unidades da Região Metropolitana serão contempladas.

Interior – Já no interior do estado, as máscaras serão distribuídas em um momento importante uma vez que ainda é grande a quantidade de casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa sexta-feira, dia 19, foram 2.374 novos casos da doença no interior, sendo 79 somente em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, e 2.295 casos nas demais regiões do interior.

Ainda de acordo com o boletim dessa sexta-feira, em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS disponíveis na rede estadual exclusivos para o tratamento da Covid-19 é de 75,93%. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 72,84%.

Nas demais regiões do interior do estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS para o tratamento da Covid-19 é de 81,67%, enquanto que a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 71,03%.

“Os profissionais de enfermagem do interior do estado precisam ser acolhidos nesse momento difícil, pois, além de atuarem muitas vezes em condições de trabalho desfavoráveis, estão tendo de lidar com a pandemia. Nesse sentido, as máscaras que estão sendo doadas darão a possibilidade dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem desenvolverem suas atividades com mais segurança, garantindo ainda uma assistência adequada às pessoas”, disse Antonia Cristiane Souza Padilha, presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)