25/06/2020

Coren-MA distribui máscaras e apura denúncias no interior do estado

Atividades foram realizadas nos municípios de Santa Inês, Pio XII, Bacabal e Pedreiras

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) já iniciou a distribuição de máscaras PFF2 para profissionais de enfermagem do interior do Maranhão. A doação está sendo feita aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em unidades de saúde que são referências no combate ao novo coronavírus. Além disso, também foram realizadas apurações de denúncias.

Distribuição de máscaras em Pedreiras

As máscaras foram entregues pela Conselheira Regional Adriana Carvalho de Sousa, integrante da Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Coren-MA. Foram feitas distribuições em unidades de saúde dos municípios de Santa Inês, Pio XII, Bacabal e Pedreiras.

Em Bacabal, enfermeira segura o termo de recebimento das máscaras

Fiscalização – Além da entrega das máscaras, foram realizadas apurações de denúncias que chegaram ao Coren-MA por meio do canal da Ouvidoria e ainda a aplicação do questionário sobre o levantamento situacional relacionado à Covid-19.

Grande parte das denúncias recebidas foi em relação à falta, inadequação ou insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e condições inadequadas no ambiente de trabalho. Contudo, durante as fiscalizações realizadas in loco, foi observado que os problemas já haviam sido solucionados.

A Conselheira Regional Adriana Carvalho acompanha fiscalização em Santa Inês

“Mesmo assim, estamos dando uma resposta para as denúncias e encaminhando as ocorrências para o Ministério Público do Trabalho (MPT), Anvisa, as Secretarias Municipais e outros órgãos para que tomem as devidas providências”, a conselheira regional Adriana Carvalho.

Visita de Gestão – Ainda durante as fiscalizações, a doutora Adriana Carvalho conversou com os profissionais e esclareceu as suas dúvidas no que diz respeito às atribuições do Conselho, contribuindo diretamente para aproximar a categoria da entidade. Ela aproveitou ainda para entregar o livro de legislações para os profissionais de enfermagem das unidades de saúde.

Entrega de Livro de Legislação no Hospital Macrorregional de Bacabal

“Com essa ação, nós estamos mostrando que nos preocupamos também com os profissionais do interior do estado. Sabemos que a quantidade de casos de Covid-19 no interior do estado ainda é alta e, por essa razão, os profissionais de enfermagem precisam ser ainda mais acolhidos pelo nosso Conselho para que possam atuar com segurança e prestar um bom atendimento para a população”, pontuou a conselheira regional Adriana Carvalho.

Distribuição de máscaras no município de Pio XII

As máscaras são uma doação do Cofen aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Nos próximos dias, outros profissionais de enfermagem, não apenas do interior do estado, mas da Região Metropolitana de São Luís, receberão os materiais.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)