08/04/2019

Técnica de Enfermagem recebe inscrição remida após 30 anos de registro no Coren-MA

Rosa Sales está inscrita no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão desde 1987.

“Estou registrada no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão desde 1987. Primeiro me inscrevi como Auxiliar e depois como Técnica de Enfermagem. Eu já tinha ouvido falar da Inscrição Remida, mas nunca tinha vindo ao Coren-MA para solicitar o benefício. O lado bom de dar entrada nessa inscrição é que mesmo assim vou poder exercer a minha profissão. Isso é gratificante”, relatou a profissional Rosa Sales Damaceno, que após mais de 30 anos de contribuição à entidade, recebeu na última sexta-feira (05), a carteira da Inscrição Remida.

Formada como Técnica de Enfermagem no Curso Gênesis, aos 67 anos de idade, Rosa trabalha atualmente no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, conhecido como Hospital da Criança, e na Unidade Hospitalar Presidente Vargas, onde trabalha desde o ano de 1992. Em conversa com a diretoria da Junta Interventora do Coren-MA, ela afirmou que ainda não pretende se aposentar. “Mesmo com a Inscrição Remida, vou continuar trabalhando nas duas Instituições de Saúde, até quando Deus permitir”.

A técnica de enfermagem, Rosa Sales entre o conselheiro federal e tesoureiro da Junta, Ronaldo Beserra, e a secretária Kheila Passos.

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 536/2017 todos os profissionais de enfermagem que possuem 30 anos ou mais de contribuição com o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, tem esse direito, por meio da Inscrição Remida.

Remida é a categoria do processo de inscrição que isenta o profissional de enfermagem do pagamento da anuidade, e que nunca tenha sofrido penalidade administrativa e/ou ética na sua trajetória profissional. No entanto, enfermeiros, técnicos e auxiliares possuem o direito de continuar exercendo a profissão, normalmente. Além de poder concorrer e participar de votações no Conselho Regional.

COMO SOLICITAR
Para dar entrada na inscrição remida, o profissional com 30 anos ou mais de contribuição precisa estar adimplente com todas as obrigações financeiras junto ao órgão, e procurar o Setor de Atendimento da Sede ou Subseções do Coren-MA, portando os seguintes documentos:

– Carteira Profissional do Coren-MA;
– Carteira de Trabalho;
– Carteira de Identidade – RG;
– Cadastro de Pessoa Física – CPF;
– Título de Eleitor;
– Foto 3×4;
– Comprovante de Residência.