31/07/2019

Subseções do Coren-MA já estão funcionando nos Viva / Procon

Essa é mais uma ação da Junta Interventora do Coren-MA para garantir um melhor atendimento aos profissionais da enfermagem

As cinco subseções do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), localizadas nas cidades de Imperatriz, Bacabal, Caxias, Balsas e Pinheiro, já estão funcionando dentro das unidades do VIVA/Procon do Governo do Estado. O objetivo da mudança foi proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, possibilitando ainda um atendimento digno ao público da área de enfermagem.

A transferência aconteceu em virtude do precário estado de conservação em que essas subseções foram encontradas pela Junta Interventora Coren-MA, situação essa que muitas vezes inviabiliza a realização das atividades. A subseção do município de Bacabal, por exemplo, chegou a ser interditada pela Defesa Civil, tal era o grau de irregularidade do espaço.

A secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Kheila Passos, no novo espaço de funcionamento da subseção de Pinheiro

Organização – Desde o momento em que a Junta Interventora assumiu a gestão da autarquia, uma das suas preocupações foi reorganizar as subseções do Coren-MA no interior do estado para que as fiscalizações, que antes estavam paradas, voltassem a ser realizadas. Dessa forma, foi celebrado um convênio com Governo do Estado, por meio do Viva / Procon, para fazer a transferência das subseções para esses locais.

De acordo com Wilton José Patrício, conselheiro federal e presidente da Junta Interventora do Coren-MA, os problemas encontrados nas subseções inviabilizavam a realização de um atendimento digno aos profissionais da enfermagem.

“Encontramos as subseções com problemas nas estruturas, vazamentos e mofo. Elas não atendiam os profissionais e ainda colocavam os servidores em um ambiente insalubre. Por essa razão, celebramos esse convênio, diminuindo assim os custos e melhorando o atendimento”, pontuou.

Ronaldo Beserra, conselheiro federal e conselheiro tesoureiro da Junta Interventora, afirmou que um dos intuitos das ações da atual gestão do Coren-MA é trazer comodidade aos profissionais da enfermagem. Por essa razão, era tão necessária a mudança das subseções para espaços mais confortáveis.

“A nossa preocupação é com o bem-estar do profissional para que ele chegue em um ambiente onde ele possa ser bem acolhido e tenha mais segurança e respeito. Encontramos nas subseções um cenário em que há um desrespeito com o dinheiro público e com o profissional que paga a sua anuidade. A mudança das subseções vai trazer mais segurança, praticidade e economicidade, possibilitando assim um atendimento com respeito ao profissional”, destacou.

A mesma opinião foi compartilhada pela conselheira Kheila Azevedo Ferreira Passos, secretária da Junta Interventora. “Essa mudança vai trazer mais comodidade, acolhimento e outros serviços para os profissionais. O ganho vai ser muito grande”, declarou. Ela afirmou que a gestão ainda vai decidir o que será feito com as antigas sedes das subseções.

Nos últimos dias, Kheila Passos esteve pessoalmente acompanhando a mudança das subseções do Coren-MA para os espaços do Viva / Procon, orientando os servidores sobre como proceder com o atendimento aos profissionais da enfermagem nesse novo local. Além disso, a secretária da Junta Interventora também concedeu entrevistas para emissoras de rádio e TVs locais informando à população sobre os novos locais de funcionamento das subseções do conselho.

Atendimento – O atendimento aos profissionais nos novos endereços das subseções já foi iniciado. A subseção do Coren-MA da cidade de Imperatriz está funcionando no Viva / Procon localizado no Tocantins Shopping (Rua Piauí, 580 – Centro). A subseção de Pinheiro está funcionando na Rua Maria Pinheiro Paiva, s/n, bairro Santa Luzia.
A subseção de Bacabal está localizada no Viva / Procon situado na Avenida Getúlio Vargas, nº 115ª, Centro. Em Balsas, a subseção está no Viva / Procon situado na Avenida Contorno, nº 12, bairro Nazaré. Já em Caxias, a subseção está no Viva / Procon do Caxias Shopping Center, situado na Rodovia BR – 316, KM 554, nº4362, bairro Bela Vista.

Abaixo algumas imagens de como estavam as subseções do Coren-MA e como elas estão no momento:

Subseção de Bacabal

Antes

Subseção de Bacabal estava com diversos problemas de infraestrutura

Novo espaço de funcionamento da subseção de Bacabal

Subseção de Balsas

Paredes da subseção descascando

Subseção de Balsas no Viva / Procon já em funcionamento

Caxias

Antes

Antiga sede da subseção de Caxias

Subseção de Caxias já está funcionando dentro do Viva / Procon