12/03/2018

Posse da nova diretoria do Coren-MA com a presença da enfermagem maranhense

A cerimônia de posse contou com a presença do conselheiro federal do Cofen, Leocarlos Cartaxo Moreira

A nova gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), do triênio 2018-2020, tomou posse oficialmente na noite da última sexta-feira (09), com a presença do conselheiro federal do Cofen, Leocarlos Cartaxo Moreira. No evento também estiveram presentes enfermeiros e técnicos de cada Unidade de Saúde do Maranhão, e representantes de instituições pública e privada.

Durante a solenidade, o presidente do Coren-MA, professor Patrick Gomes, relembrou o início do Movimento Acorda Enfermagem, que deu origem a chapa vencedora das eleições. “O Movimento Acorda Enfermagem surgiu há três anos, dentro de sala de aula. Com a ajuda dos meus alunos, criamos grupos de whatsapp, tornando-se fóruns permanentes de debates sobre os problemas da enfermagem do nosso estado”.

O presidente também reforçou todas as propostas prometidas durante a campanha do ano passado, que inclusive, muitas já foram cumpridas em menos de dois meses de gestão. Como por exemplo, as fiscalizações em Unidades de Saúde do Maranhão. Para isso, o Coren-MA criou o programa “Coren Na Estrada”. A diretoria já percorreu algumas cidades do estado, sempre mantendo um diálogo com a coordenação das instituições, para garantir melhorias e direitos da classe. “Buscaremos o cumprimento da resolução 0543/2017 evitando assim sobrecargas de trabalho aos profissionais, bem como risco aos pacientes. A fiscalização não terá data e hora marcada e será realizada a qualquer tempo”, destacou o professor Patrick Gomes.

Formada por quatro profissionais da enfermagem, o presidente do Coren-MA apresentou os membros da Comissão de Educação Continuada, que será responsável pela organização de treinamentos e capacitações do programa Proficiência para o ano de 2018.

Da esquerda para direita: Walbenice Coutinho, Raphael Marinho, Gianne Negri Van Randdow e Márcia Fernanda Brandão.

Os membros da Comissão de Apuração Imediata também foram apresentados na cerimônia. O profissional que tiver seus direitos violados poderá acionar a comissão, que funcionará 24h. O objetivo é apurar e registrar, para dar os devidos direcionamentos.

Da esquerda para a direita: Alexssandra Guimarães, José Sabino e Lorena Cantanhede.

Por último, foram apresentados os membros da Comissão de Processo Ético, que vai orientar os profissionais em dilemas éticos, emitir pareceres e relatórios notificando o conselho quanto a irregularidades, além de poder conciliar questões que possam ser resolvidas apenas em âmbito administrativo e/ou conflitos interpessoais.

Da esquerda para direita: Aristeu Almeida, Rebeca Gutterres, Helena Soares, Rachel Cristhiane Gonçalves Silva e Célio Roberth de Souza.

“A enfermagem do Maranhão nos deu a confiança de lutar pelos nossos direitos para os próximos três anos, e vamos honrar com esse compromisso”, enfatizou o secretário do Coren-MA, Jamson Oliveira, após receber o certificado do conselheiro Leocarlos Moreira, ao lado dos outros 17 conselheiros (entre efetivos e suplentes) da entidade.

Alguns representantes de subseções do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão estiveram presentes. O técnico de enfermagem Louredir Lobato, do Coren-MA de Pinheiro, agradeceu a confiança do presidente Patrick Gomes em convidá-lo para representar os profissionais da Baixada Maranhense. “Se depender de mim teremos a partir de agora um Coren atuante, como nunca tivemos. Nossa enfermagem merece ser mais valorizada”.

Ainda na cerimônia profissionais da enfermagem foram homenageados. A primeira homenagem foi para Joenvilly Oliveira, enfermeira há quase 19 anos, e mestre em princípios da cirurgia pela Faculdade Evangélica. José Sabino foi o segundo homenageado, que por mais de 15 anos atuou como docente na área de centro cirúrgico. Em nome do Movimento Acorda Enfermagem, a diretoria homenageou todos os conselheiros, representados por Jamson Oliveira, Gianne Randow e Dolores Helena Soares, que contribuíram para a história do movimento. A técnica de enfermagem Fátima, que trabalha anos no Socorrão I e II também foi homenageada, mas não pôde estar presente no evento. E por último, uma homenagem ao presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri. Um profissional com papel importante no cenário brasileiro da enfermagem, como lutador incessante pelas causas da profissão.

Ainda no evento, foi lançado o aplicativo COREN NA PALMA DA SUA MÃO. Disponível para os sistemas de Android e IOS, vai facilitar o acesso dos profissionais a todos os serviços da entidade de uma forma mais rápida e prática.

O presidente do Coren-MA também divulgou a data da Semana de Enfermagem, programada para acontecer entre os dias 21 a 25 de maio. “A classe terá uma semana como nunca tida no estado”, finaliza Patrick Gomes.