16/08/2018

Oficina de qualificação de gestores do Conlagos será realizada no Coren-MA

A Oficina refletirá sobre a prática gestora dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS)

Será realizado nesta sexta-feira (17) no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) o primeiro módulo da Oficina de Qualificação de Gestores do Território de Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses (Conlagos). A oficina ocorrerá das 08h às 17h, e será ministrado pelo Coordenador de Sistemas da Atenção Básica João Francisco Campos Costa Neto.

O primeiro módulo que trata sobre sistemas de informação (CNES / e-SUS / PQA-VS) tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a prática gestora do conhecimento de como acompanhar, monitorar e avaliar os Sistemas de Informação em Saúde (SIS), além de compreender as funções e possibilidades de apoio à gestão do SUS produzidas pelos SIS.

Os conteúdos da oficina serão divididos por categorias que abordarão as principais dúvidas e funções do CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do sistema e-SUS, o Portal do Departamento de Atenção Básica e do PQA-VS, Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, a fim de esclarecer a potencialidade dos Sistemas de Informação em Saúde.

As inscrições para a Oficina serão gratuitas somente para os municípios consorciados, que possuem contrato de rateio com o Consórcio. Para os demais, será cobrada uma taxa de inscrição. Os interessados podem se inscrever através do e-mail: saude.conlagos@gmail.com ou conlagosconsorcio@hotmail.com; também por telefone ou WhatsApp: Claudia Damasceno (98) 98823-4633 ou Magda Gonçlves (98) 987078-8789.

Sobre o Instrutor João Francisco Campos Costa Neto

– Coordenador de Sistemas da Atenção Básica (Olinda Nova, Cajapió, Palmeirândia, Icatu e Bacabeira);
– Técnico em Informática;
– Graduado em Ciências com Habilitação em Química pela UEMA.