28/01/2016

Gestão 2015-2017 do COREN-MA retoma diálogo com o Governo do Estado

A tarde desta quinta-feira (28) foi marcada por uma reunião

A tarde desta quinta-feira (28) foi marcada por uma reunião entre a gestão 2015-2017 do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) e o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Dr. Marcos Pacheco. No encontro, o Conselho fez cobranças em relação aos compromissos com a Saúde firmados pelo Governo do Estado no início de 2015 e discutiu outros assuntos.

O encontro aconteceu na sede da SES, em São Luís. Representaram o COREN-MA, o presidente Carlos Eduardo de Castro Passos, a secretária Antonia Cristiane Souza Pereira e a conselheira Kheila Azevedo Ferreira Passos.

Na oportunidade, os gestores do Conselho recordaram compromissos firmados pelo governo no início do ano passado quando o COREN-MA promoveu encontro entre o Estado e os conselhos regionais de Odontologia, de Farmácia, de Fonoaudiologia, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de Nutrição e Educação Física.

O presidente do COREN-MA solicitou um novo encontro com as instituições no início de fevereiro, pedido que foi prontamente atendido pelo secretário. “Será um prazer retomar os débitos deixados desde o último encontro”, completou o titular da SES.

Os gestores do Conselho Regional de Enfermagem solicitaram ainda apoio ao secretário no sentido de manter parcerias para a realização de cursos e capacitações voltadas à Enfermagem, visto que já existe uma Comissão de Educação Continuada.

O secretário Marcos Pacheco não só confirmou o apoio à iniciativa como também adiantou que a SES planeja a implantação de um sistema de cadastro nos municípios onde há hospitais de 20 leitos. Por isso, necessitará do apoio do COREN-MA para a capacitação de profissionais de Enfermagem e a criação protocolos de classificação de risco adequados a essa realidade e protocolos de condutas de Enfermagem reguladas.

 

Valorização

Além desses temas, foram discutidos ainda na reunião assuntos como o funcionamento de cursos de Enfermagem a Distância autorizados pelo Ministério da Educação e questões pertinentes à valorização da Enfermagem e condições de trabalho, um dos eixos de trabalho da gestão 2015-2017.

Sobre esses pontos, o secretário Marcos Pacheco afirmou que o Governo do Estado vem adotando medidas para oferecer remunerações mais dignas aos profissionais da Enfermagem, a exemplo do que foi preconizado na Força Estadual de Saúde. Já quanto à carga horária de 30 horas, ele solicitou auxílio do Conselho de Enfermagem para identificar casos de irregularidade.

O presidente do COREN-MA avaliou o encontro como positivo e destacou a importância de reuniões como essa. “Essa é uma proposta feita no início da nossa gestão para poder alinhar o exercício da profissão no Maranhão e qualificar em todos os sentidos a Enfermagem no estado. É importante pontuar, problematizar e trazer solução para problemas que ao longo dos anos não eram resolvidos”, destacou.