03/12/2018

Estande do Coren-MA atrai grande público durante o 21º CBCENF

O maior evento anual de saúde da América Latina, contou com a presença de 27 delegações dos CORENs

Após uma programação intensa de debates, cursos e palestras, o encerramento do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais (CBCENF), realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em Campinas, no estado de São Paulo, trouxe muito aprendizado para acadêmicos e profissionais de enfermagem de todo o Brasil.

O maior evento anual de saúde da América Latina, contou com a presença de 27 delegações dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs), o que possibilitou a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

Assim como os outros Conselhos Regionais, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), esteve com um estande montado e apresentou as principais manifestações folclóricas do estado. Vestimentas de manifestações culturais como Bumba Meu Boi, Companhia Barrica e Bicho Terra evidenciaram a riqueza cultural do Maranhão.

Além disso, a interação com o público fez o estande maranhense ser um dos mais visitados durante o evento. Durante a programação, o Conselho desenvolveu um quis, que desafiou os participantes a testarem seus conhecimentos, e deu aos melhores competidores brindes que retratavam a cultura do estado.

O presidente do Coren-MA Jamson Oliveira afirma que “o CBCENF foi extremamente importante, abordando temas relevantes para o enriquecimento da enfermagem brasileira, onde pela primeira vez foi discutido o tema politização da classe.” E garante que “o Maranhão vai se empenhar de maneira contundente para no próximo Congresso, levar uma delegação ainda maior de acadêmicos. Isso porque o Maranhão entende que é preciso investir nos estudantes para fortalecer a enfermagem, tendo em vista que os futuros profissionais, chegando ao mercado de forma mais empoderada ajudarão no fortalecimento da profissão”.