19/12/2018

Equipe do Coren-MA fiscaliza unidades de saúde de Governador Edison Lobão

Durante visita foi encontrada uma quantidade insuficiente de profissionais de enfermagem


Atendendo à recomendação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Saúde de Imperatriz, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão realizou, na última segunda-feira (17), uma vistoria em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Governador Edison Lobão.

Durante visita na Unidade Básica de Saúde do Ribeirãozinho da Roça, no Hospital Municipal São Jorge e na Unidade Básica de Saúde Bananal, foi encontrada uma quantidade insuficiente de profissionais de enfermagem nas instituições. Constatou-se também que no Hospital Municipal São Jorge, técnicos de enfermagem estavam realizando o processo de triagem, uma prática exclusiva do enfermeiro.

Após constatar as irregularidades, a equipe de fiscalização notificou devidamente todas as ilegalidades encontradas, e deve elaborar um relatório para ser enviado ao Ministério Público do Maranhão. Uma fiscalização inicial feita pelo Coren-MA, já havia sido realizada nas unidades de saúde em 2017. Diante disso, a equipe retornou para averiguar se as irregularidades encontradas anteriormente, haviam sido sanadas.