10/10/2018

Enfermeiras do Coren-MA usam lenço em campanha contra o câncer de mama

No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, profissionais

No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, profissionais e representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão resolveram aderir à campanha “Enfermagem Unida pela Prevenção”, organizada pela diretoria do Coren-MA.

Com um lenço na cabeça, enfermeiras e técnicas de enfermagem chamam a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o tipo mais comum entre as mulheres.

 

O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura, quando diagnosticado cedo. O Coren-MA se junta à essa campanha para reforçar sobre o papel da enfermagem na assistência a essas pacientes, com a doença”, explica a enfermeira e conselheira efetiva do Coren-MA, Gianne Von Randow.

 

 

“As pessoas da área da saúde, acabam se tornando displicentes quando o assunto é se cuidar. Porque a rotina dos profissionais é muito longa, trabalhos em vários lugares. Chega um momento que a gente para, e quando descobre a doença já está avançada, por isso a importância das profissionais de enfermagem tirarem uma ou duas vezes ao ano, para fazerem a prevenção”, alerta Lorena Lindoso, coordenadora de fiscalização do Coren-MA.

 

“Quanto mais cedo nós descobrirmos o câncer, mais chance nós temos de cura. Por isso a importância do autoexame. Quem se ama, se toca! Na hora do banho, tomando uma ducha, é importante fazer o autoexame da mama, caso sinta algum nódulo, fazer a mamografia. Se diagnosticado cedo, isso pode salvar nossa vida. Faça o autoexame, vá ao médico de 6 em 6 meses, previna-se”, destaca a representante da subseção de Imperatriz, Allana Petrucya.

 

 

OUTUBRO ROSA

No mês de combate à doença, o Coren-MA estará arrecadando lenços que serão doados para as mulheres que realizam o tratamento contra o câncer. Os lenços podem ser doados na sede ou subseções da entidade.