27/06/2018

Diretoria do Coren-MA vistoria maternidade e garante novos repousos para enfermagem

Foi constatado o número insuficiente de repouso adequado para profissionais de saúde no local

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), Patrick Gomes, e o conselheiro Marcus Marinho, fiscalizaram nessa terça-feira (26), a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (antiga Maternidade Marly Sarney), em São Luís.

Durante a vistoria, foi constatado o número insuficiente de repouso adequado para profissionais de saúde no local. Em conversa com a diretoria do Coren-MA, a coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua, Analamacia Brito, se comprometeu para que a situação seja regularizada em um prazo de 45 dias.

O presidente Patrick Gomes visitou também o Centro Cirúrgico da Maternidade, e constatou profissionais de enfermagem auxiliando cirurgias. De acordo com a Resolução Cofen nº 280/2003, essa é uma prática proibida. Nenhum profissional de enfermagem pode auxiliar procedimentos cirúrgicos. “Essa ilegalidade foi reforçada aos profissionais, que após um diálogo assinaram um Termo de Ciência, com o compromisso da não realização desse tipo de trabalho”, disse Patrick.

Na ocasião, foi divulgado o trabalho da Comissão de Apuração Imediata (CAI), que tem como objetivo prestar assistência ao profissional de enfermagem regularizado no órgão. O Conselho Regional visa garantir que os profissionais de enfermagem exerçam suas funções com total respeito e valorização do serviço prestado. O número da central de atendimento é (98) 98442-7470.