12/04/2018

Diretoria do Coren-MA e Sindicatos encontram irregularidades em UTI de instituição particular

Três Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foram fiscalizadas na noite dessa quarta-feira (11) pela diretoria do Coren-MA, Sindsaúde-MA e o SINTAEMA

Após a fiscalização noturna no Hospital Dr. Carlos Macieira, a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) fiscalizou, na noite dessa quarta-feira (11), as dependências do Hospital Guarás, no Bairro de Fátima.

Composta pelo presidente do Coren-MA, Patrick Gomes, o secretário Jamson Oliveira e a enfermeira Lorena Lindoso a equipe visitou três Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. De acordo com o presidente do Coren-MA, Patrick Gomes, foi constatado um subdimensionamento na UTI Adulto. “Durante o plantão noturno, encontramos apenas 1 enfermeiro para 12 pacientes e um técnico de enfermagem para 3 pacientes. É nítido que isso é um risco para a saúde da categoria e para toda a população, que segundo a Resolução do Cofen nº 0543/2017 afirma que essa situação trata sobre o dimensionamento que garante o quantitativo mínimo de pessoal para garantir segurança da assistência. O presidente reforça ainda que as fiscalizações vão continuar em outras unidades hospitalares do Maranhão ainda este mês.