01/08/2018

Diretoria do Coren-MA constata déficit de profissionais em Hospital da Criança

Será encaminhado um relatório com as irregularidades encontradas ao Ministério Público do Maranhão


Após denúncias recebidas ao Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, a diretoria do Coren-MA fiscalizou, na tarde dessa terça-feira (31), às dependências do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, conhecido como Hospital da Criança, em São Luís.

Na ocasião, foram encontradas algumas irregularidades, como a falta de estrutura na unidade e a quantidade insuficiente de profissionais de enfermagem na instituição, ocasionando uma sobrecarga dos enfermeiros que chegam a atender por dia, cerca de 60 crianças. “Em conversa com a coordenação da unidade, fomos informados que o Hospital recebeu recentemente 15 profissionais e há ainda um subdimensionamento de mais ou menos 40 profissionais. O atendimento fica deficitário e a população não consegue ter uma assistência de qualidade”, esclarece o secretário do Coren-MA Jamson Oliveira.

Após a fiscalização, o presidente do Coren-MA Patrick Gomes informou que irá protocolar uma denúncia junto ao Ministério Público do Maranhão (MPMA). “Na vistoria encontramos colchonetes em cima de poças d’água, muitos pacientes nos corredores. Essa é uma questão emergencial, e o Coren-MA vai encaminhar um relatório ao órgão responsável para informar as irregularidades encontradas”, afirma Patrick.

Na visita, estiveram presentes também a coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Lorena Cantanhede e o conselheiro Marcus Marinho.