20/05/2019

Deputado Jorge Vianna lança livro durante a 25ª Semana de Enfermagem, em São Luís

A obra “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro” conta a história de vida do político e profissional de enfermagem.

O enfermeiro e deputado distrital, Jorge Vianna, que é natural do Maranhão, participou da programação da 25ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, que aconteceu nos dias 16 e 17 maio, em São Luís. Durante o evento, ele palestrou sobre “O papel do profissional de saúde nos debates das políticas sociais”, e enfatizou a importância do exercício político na enfermagem. “Muitas vezes pela essência do serviço que é um serviço humanizado, diversas questões políticas da categoria são deixadas de lado. Por exemplo, questão salarial. Não tem como a categoria avançar em questões salariais, remuneração, valorização, sem pensadores políticos, pois são eles que vão buscar isso”, afirmou o enfermeiro.

Na oportunidade, o deputado lançou o livro “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro” que conta a história de vida do profissional de enfermagem. “Eu fico feliz em voltar à minha terra natal, especialmente aqui no evento do Coren-MA. Foi uma bela surpresa, pois tenho uma missão. Além de poder trocar experiências com os participantes, eu escolhi o Maranhão para lançar o meu livro, até mesmo pela simbologia, pelo estado em que eu nasci, sempre faço questão de falar de onde sou”, pontuou o maranhense.

O livro “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro” integra as pesquisas da autora Onã Silva, na série Histórias da enfermagem em cordel. Por isso, durante mais de um ano, Onã Silva, A Poetisa do Cuidar – enfermeira e escritora – dedicou-se na preparação da obra, o que a oportunizou conhecer os detalhes da história de vida do homenageado e escrever o livro. Trata-se de uma obra literária que tem prosa, poesia e belas ilustrações, destacando ao máximo a história do profissional maranhense e residente no Distrito Federal.

O livro está organizado em doze capítulos temáticos, da seguinte forma: histórias do protagonista Jorge Vianna: seu nascimento em Bacabal (MA) e mudança para Brasília (DF); experiências de trabalho; trajetória de estudos; atuações na profissão de enfermagem; atuação sindical no SINDATE-DF e FEBRAPEN; seu contexto familiar: pais, irmãs, esposa e filhas; contexto político até ser eleito Deputado Distrital; início da história como político; as ações e Projetos de Lei para a população e até também como Deputado-poeta.