14/01/2019

Coren na Estrada realiza visitas em Unidades de Saúde no interior do estado

Membros do Coren na Estrada realizaram visitas em unidades de saúde de Bacabal e Alto Alegre do Maranhão


Por meio do projeto Coren na Estrada, a equipe do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, segue dando continuidade as vistorias em Unidades de Saúde do interior do Estado.

A equipe fez uma visita ao Pronto Socorro Municipal de Bacabal, e constatou que os técnicos de enfermagem da unidade, não estão sendo atendidos com a carga horária de 30 horas semanais, conforme foi determinada pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a visita, a atual gestão do hospital se comprometeu em contratar mais profissionais de enfermagem, para que auxiliem na melhoria do serviço prestado.

Em compensação, durante a vistoria feita ao Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos, administrado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), também em Bacabal, a equipe do Coren-MA averiguou que a Unidade de Saúde segue funcionando dentro das normalidades, oferecendo espaço adequado de repouso para a enfermagem, e também cumprindo com o que diz a Portaria n.º 130, que trata da ampliação de três para cinco trocas de plantões.

Na ocasião, a equipe do Coren na Estrada realizou uma visita ao Hospital Geral do município de Alto Alegre do Maranhão, administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e verificou por meio de uma denúncia que profissionais de enfermagem estão sofrendo assédio moral por um médico, além da unidade não estar oferecendo repouso adequado para os enfermeiros.

Diante disso, a diretoria do Conselho deve se reunir ainda esta semana com representantes da EMSERH para solicitar adequação no repouso para os profissionais, assim como melhorias para a enfermagem.

Estiveram presentes na visita, o presidente do Coren-MA Jamson Oliveira, a coordenadora de fiscalização Lorena Cantanhêde e a representante da subseção de Bacabal Maria Lúcia.