17/07/2018

Coren na estrada intensifica vistorias em unidades de saúde do Maranhão

Dando continuidade ao programa Coren na Estrada, a diretoria do

Dando continuidade ao programa Coren na Estrada, a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) segue intensificando a agenda de vistorias nas unidades de saúde pelo interior do estado.

Em visita ao Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim, a equipe constatou profissionais de enfermagem auxiliando cirurgias. De acordo com a Resolução Cofen nº 280/2003, essa é uma prática proibida. Foi constatado ainda um subdimensionamento de profissionais e a falta de um Responsável Técnico (RT) no local. Diante disso, um relatório será encaminhado para a coordenação do hospital e para a Secretaria de Saúde do Município solicitando urgência em providências necessárias.

Em seguida, a equipe vistoriou o Hospital Regional Antônio Pontes de Aguiar, em Chapadinha. Por lá, foi constatado o repouso insuficiente para os profissionais de saúde, assim como um subdimensionamento de profissionais da enfermagem.

Na oportunidade, a equipe visitou o Hospital Municipal Benito Mussoline de Sousa, em Vargem Grande. “Em nome do Coren-MA, parabenizo a gestão do diretor geral do hospital, Carlindo Farias. É uma gestão voltada para a valorização do profissional de enfermagem, garantindo condições dignas de trabalho, e de repouso. Isso tudo reflete o pensamento e os ideais do conselho, que hoje é pautado na defesa dos profissionais de enfermagem do nosso estado”, diz o secretário do Coren-MA, Jamson Oliveira.

O secretário destaca ainda que o Coren-MA orienta para que os profissionais continuem a ofertar denúncias ao órgão, e que todas elas terão resposta através da atividade de fiscalização. Também participou da visita às unidades de saúde, a coordenadora de fiscalização Lorena Cantanhede.