02/12/2019

Coren-MA reúne enfermeiros responsáveis técnicos durante seminário

1º Seminário de Responsabilidade Técnica do Coren-MA aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, em São Luís

Enfermeiros responsáveis técnicos de unidades de saúde de São Luís e do interior do estado reuniram-se nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), e tiveram a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos sobre a responsabilidade técnica nos serviços de enfermagem. Nesses dias, foram realizadas as duas turmas do 1º Seminário de Responsabilidade Técnica do Coren-MA, que teve o objetivo de discutir o papel desse profissional nos serviços de enfermagem.

Durante o seminário, foram discutidos temas relacionados com as atribuições do responsável técnico no serviço de enfermagem; dimensionamento de pessoal; o registro das ações de enfermagem; as comissões de ética; a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); a prática científica da enfermagem; e ainda sobre tópicos relacionados às legislações que regem a enfermagem.

As conselheiras regionais Antonia Cristiane Souza, Kheila Passos e Adriana Carvalho durante seminário sobre responsabilidade técnica

Houve também momentos práticos com a realização de oficinas nas quais os participantes do evento tiveram a oportunidade de elaborar, passo a passo, o cálculo de dimensionamento para ser aplicado em sua respectiva unidade de saúde.

Todo o conteúdo do Seminário de Responsabilidade Técnica foi ministrado pela responsável do Departamento de Fiscalização do Coren-MA, Juliana Marques Rolim Pinheiro, e pelos fiscais Ana Paula Uhdre, Cássia Chaves Lopes, Djayna Serra, Jurandy Carvalho, Luiza Costa e Marina Barros.

(Da esq. para a dir.) Djayna Serra, Juliana Marques, Jurandy Carvalho, Luiza Costa e Marina Barros fazem parte da equipe de fiscais do Coren-MA

Na avaliação de Juliana Marques Pinheiro, coordenadora do Setor de Fiscalização do Coren-MA, o Seminário de Responsabilidade Técnica veio para atender uma demanda dos profissionais.

“O Departamento de Fiscalização do Coren-MA, por meio dos atos fiscalizatórios, identificou que os profissionais à frente da equipe de Enfermagem, coordenadores e/ou Responsáveis Técnicos possuíam interesse em adquirir maior conhecimento sobre aquilo que era solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão e inerente ao cargo de Coordenador de Enfermagem. Identificamos que muitas das vezes o profissional deixava de sanar uma irregularidade notificada por falta de conhecimento o que poderia acarretar sanções legais ao mesmo”, disse.

Nesse sentido, o evento alcançou o seu objetivo. “Esse tema foi apresentado a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA e juntos, Departamento de Fiscalização e Junta, planejamos o 1º Seminário de Enfermagem do Coren-MA: O papel do Enfermeiro RT. Ficamos felizes com a participação dos profissionais e esperamos que o conhecimento seja difundido entre a equipe de enfermagem propiciando um exercício da profissão pautado em preceitos éticos e legais”, concluiu Juliana Marques.

A fiscal Djayna Serra pontuou que o conteúdo apresentado foi de grande importância para o crescimento profissional dos enfermeiros presentes. “Avalio como um ganho para categoria de Enfermagem como um todo, diante de todos os temas que foram trabalhados. Os profissionais não só tiraram dúvidas como também se reciclaram e compreenderam a importância de colocar em prática as leis e resoluções voltadas para o exercício da profissão”, disse.

Positivo – O enfermeiro Fabiano de Jesus Costa avaliou positivamente o seminário sobre responsabilidade técnica na enfermagem, destacando que a temática é de grande importância para o respaldo das atividades do enfermeiro no dia a dia.

Público presente durante a realização do seminário

“Uma ótima iniciativa do Coren-MA frente à grande dificuldade encontrada nas unidades de saúde no momento da fiscalização. O evento sobre Responsabilidade técnica não só focou no papel do profissional, como nas normas e diretrizes que servem como respaldo para atividade do enfermeiro nesta modalidade. Foi proveitoso o momento em que se destacou as Resoluções e o Cálculo de dimensionamento que é algo cotidiano do RT, porém, complexo ainda para alguns profissionais. Do mais o evento e toda equipe do Coren-MA está de parabéns”, avaliou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo enfermeiro Albert de Melo. “Foi ótimo, nota 10, precisamos de mais treinamentos como este, isso fortalece nossos conhecimentos e tira nossas dúvidas”, destacou.

A enfermeira Kelma Aguiar de Lucena, por sua vez, afirmou que o curso foi importante no cálculo do dimensionamento. “O curso foi muito bom, muito rico de informações e aprendizado no preparo do RT a usar a ferramenta do Coren para preparar seu dimensionamento de acordo com as portarias e resoluções”, destacou.

No fim do seminário, houve ainda o reconhecimento dados àqueles enfermeiros responsáveis técnicos que mais se destacaram no exercício de suas atividades nas unidades de saúde.

No fim do evento, houve reconhecimento dos profissionais que mais se destacaram no exercício de suas atividades

“Ficamos muito felizes com a participação de todos e a troca de experiências que aconteceu durante os dois dias de evento. Dessa forma, estamos contribuindo para a valorização da enfermagem no nosso estado”, frisou a secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Antonia Cristiane Souza.

“Nosso papel também é contribuir para a orientação e formação dos profissionais para que eles possam desenvolver melhor as suas atividades e, dessa forma, prestar um bom serviço para a sociedade”, disse a conselheira regional Kheila Passos.

“O evento veio para somar e acima de tudo mostrar para os enfermeiros responsáveis técnicos a importância do papel que eles desempenham dentro de suas respectivas unidades de saúde”, pontuou por sua vez a conselheira regional Adriana Carvalho.

Nos próximos meses, o Coren-MA estará realizando outros eventos de capacitação para os profissionais de enfermagem do estado. Dessa forma, a Junta Interventora do Conselho está cumprindo o seu objetivo que garantir o exercício legal e ético da profissão para proteger o cidadão.

Veja mais fotos do evento

A fiscal Cássia Chaves Lopes abordou as comissões de ética

 

 

 

 

 

 

 

A fiscal Cássia Chaves Lopes abordou as comissões de ética

 

 

 

 

 

 

 

O fiscal Jurandy Carvalho foi responsável pelo conteúdo de uma das oficinas

 

 

 

 

 

 

 

A fiscal Luiza Costa falou sobre o registro das ações de enfermagem

 

 

 

 

 

 

 

A fiscal Djayna Serra abordou os requisitos para a obtenção da Anotação de Responsabilidade Técnica

 

 

 

 

 

 

 

 

A coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Juliana Marques, falou sobre a prática científica da enfermagem

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)