08/11/2019

Coren-MA realiza seminário para enfermeiros responsáveis técnicos

Evento será no dia 28 de novembro no auditório do Coren-MA com o objetivo de discutir a responsabilidade técnica no serviço de enfermagem.

Os enfermeiros que atuam como responsáveis técnicos de unidades de saúde terão uma oportunidade de aumentar os seus conhecimentos na área. No dia 28 de novembro, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), por meio da sua Junta Interventora, realizará o 1º Seminário de Enfermagem: o papel do Enfermeiro Responsável Técnico que acontecerá no auditório do Conselho, localizado no bairro Renascença, em São Luís. As incrições são limitadas e gratuitas, pondendo ser feitas clicando aqui.

O objetivo do seminário é propagar o conhecimento sobre as principais resoluções relacionadas ao exercício da responsabilidade técnica pelos enfermeiros coordenadores dos serviços de enfermagem das unidades de saúde, oferecendo assim os subsídios necessários para a tomada de decisão no desempenho dessa atividade.
Além dos responsáveis técnicos, o seminário é voltado para os coordenadores dos serviços de enfermagem dos hospitais e para os enfermeiros que desejam ampliar os seus conhecimentos na área.

Seminário será realizado no dia 28 de novembro no auditório do Coren-MA

“O evento também é uma forma de atualizar os conhecimentos dos profissionais no que diz respeito às práticas da enfermagem”, destacou a coordenadora do setor de Fiscalização do Coren-MA, Juliana Marques.

Programação – Os temas abordados durante o seminário são resultados das fiscalizações realizadas pelo Coren-MA nas unidades de saúde nas quais os fiscais observaram as maiores deficiências dos profissionais durante o exercício das práticas de enfermagem.

Dessa forma, entre os temas que serão discutidos no seminário estão: o dimensionamento; o registro das ações de enfermagem; as atribuições do responsável técnico; a anotação de responsabilidade técnica pelos serviços de enfermagem; a prática científica do processo de enfermagem; a comissão de ética; entre outros.

Durante o evento, também haverá sorteio de brindes e entrega de premiação. As inscrições para o seminário encontram-se abertas e podem ser feitas até o dia 22 de novembro clicando aqui. Após o evento, os participantes receberão um certificado.

Programação

8h – Abertura
8h30 – Por que dimensionar o quantitativo mínimo de profissionais de enfermagem em um serviço de saúde?
9h – Oficina: aplicando o dimensionamento na prática.
10h – 10h15 – Coffee Break.
10h15 – O que é e como devo registrar as Ações de Enfermagem?
11h15 – Atividade em grupo.
12h – 13h30 – Intervalo para o almoço.
13h30 – 14h – Por que instituir a Comissão de Ética no meu serviço?
14h – Quais as minhas atribuições como Responsável Técnico?
15h – Quais os requisitos para a obtenção da Anotação de Responsabilidade Técnica pelos serviços de enfermagem?
15h30 – 16h – Coffee Break
16h – 16h30 – Processo de Enfermagem tornando a minha prática científica
16h30 – 17h – Legislação Brasileira de Enfermagem: da Aplicação à Valorização Profissional.
17h – 17h30 – Entrega de premiação / destaque.
17h30 – Encerramento.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)