08/11/2017

Coren-MA apresenta resultados de GT de Saúde da Mulher no 20º CBCENF

Grupo Técnico foi implantado recentemente no regional
WhatsApp Image 2017-11-07 at 14.54.47

Conselheira representou o Coren-MA no encontro de GTs

A Dra. Lea Márcia Melo da Costa, membro do plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) e coordenadora do Grupo Técnico (GT) de Saúde da Mulher do regional, apresentou um balanço das ações do GT durante a programação do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

A apresentação ocorreu durante o 5º Encontro dos Grupos Técnicos de Saúde da Mulher do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, realizado no dia 7 (terça-feira). Na oportunidade, a Dra. Lea Márcia Melo da Costa compartilhou com os participantes do encontro um pouco das experiências do GT no MA, implantado há poucos meses.

O GT de Saúde da Mulher é integrado por conselheiros do Coren-MA e profissionais de enfermagem representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA), Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – Seccional Maranhão (Abenfo-MA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Entre as suas diversas funções, cabe ao GT emitir parecer técnico sobre assuntos relacionados à Saúde da Mulher, planejar e coordenar eventos científicos para os profissionais dessa área e acompanhar as atividades do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Estado do Maranhão.

Cabe ainda ao grupo colaborar com a Unidade de Fiscalização do Coren-MA nas ações dentro dessa especialidade. Para isso, o GT deve atuar no sentido de garantir a aplicação da Resolução 516/2016 (normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra e Obstetriz).