22/08/2017

Centro de Especialidades Médicas do Vinhais cumpre todas as notificações do Coren-MA

Após regularização dos itens notificados, processo administrativo foi encerrado

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) verificou, na última semana, o cumprimento de todas as notificações expedidas em fiscalizações ao Centro de Especialidades Médicas do Vinhais (CEM Vinhais), o que garantiu mais segurança para os profissionais da unidade e para os pacientes.

A última fiscalização referente a essa unidade de saúde foi realizada no dia 10 deste mês com dois objetivos: apurar uma denúncia que chegou ao Conselho e atender a uma solicitação da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, que convocou diversos órgãos para verificar denúncia sobre a precariedade no atendimento no CEM Vinhais, principalmente em relação a idosos.

Denúncia

Dentro da sua área de atuação, a fiscalização do exercício da Enfermagem e suas funções auxiliares, o Coren-MA identificou o cumprimento de todos pontos já notificados em ações anteriores, o que demonstrava que não havia relação entre a precariedade no atendimento – objeto da denúncia feita ao Ministério Público – e o serviço de enfermagem.

De acordo com a Unidade de Fiscalização do Coren-MA, a instituição de saúde vinha demonstrando interesse em sanar as irregularidades encontradas desde a primeira vistoria. Logo na primeira fiscalização de retorno para verificar o cumprimento de notificações, a administração já havia providenciado o cálculo do dimensionamento do pessoal de enfermagem.

Regularização

Em fiscalizações posteriores, foi identificada a regularização das escalas mensais de enfermagem, que hoje se encontram fixadas no mural da instituição, e também a disponibilização de exemplares do Manual de Normas e Procedimentos em todas as salas onde há o exercício da enfermagem.

Por fim, a instituição regularizou-se quanto à inexistência de Anotação de Responsabilidade Técnica e providenciou a adequação dos registros de enfermagem com a criação de um campo de assinaturas para os profissionais com espaço para carimbo e rubrica.