07/06/2017

Câmpus de Pinheiro da UFMA realizará, de 8 a 10 de junho, a I Jornada de Atenção às Urgências

O público-alvo do evento são os gestores em saúde, profissionais de saúde e estudantes

Será realizada, nos dias 8, 9 e 10 de junho, a I Jornada de Atenção às Urgências em Pinheiro e Regiões da Baixada Maranhense, evento promovido pelo Departamento de Medicina e Governo do Maranhão. O evento ocorrerá no Câmpus de Pinheiro e busca possibilitar melhorias e conhecimentos da área da saúde à rede de urgência da região.

As atividades da Jornada também buscam beneficiar o atendimento e a formação entre profissionais das esferas gestoras locais, além de aproximar os atores da gestão em saúde e do espaço acadêmico para que, juntos, possam refletir sobre as deficiências e potencialidades da rede de urgência disponível no município de Pinheiro.

A programação inclui palestras e simulações, como as estações práticas simuladas, em que se intitulam “Atendimento à urgência obstétrica”; “Atendimento à urgência clínica”; “Atendimento a urgência traumática”; “Suporte básico e avançado de vida” e “Atendimento as urgências obstétrica hemorrágica”.

O público-alvo do evento são os gestores em saúde das esferas estadual e municipal; profissionais de saúde da rede pública e privada de urgência da região; discentes dos cursos de saúde do Câmpus de Pinheiro e de outros câmpus da UFMA; e demais instituições de ensino superior, além do público em geral interessado.

Para a submissão de trabalhos científicos, o participante terá até a próxima segunda-feira, 29, para se inscrever, e há taxas de inscrição para acadêmicos, custando R$ 20, e para profissionais, R$ 40. As matrículas podem ser feitas no site http://www.ehealth.fmrp.usp.br/ ou no local, no dia do evento.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Prefeitura de Pinheiro, Prefeitura de Bacuri, Rede Brasileira de Cooperação em Emergências e Instituto Acqua.

 

Fonte: UFMA (www.portais.ufma.br)