26/10/2019

Campanha internacional Nursing Now será lançada no Maranhão pelo Coren-MA no dia 31 de outubro

É o maior programa de fortalecimento da Enfermagem do mundo e pretende elevar o papel da profissão para o alcance das metas de saúde

A campanha internacional Nursing Now será lançada em São Luís no próximo dia 31 de outubro pela Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA). A iniciativa busca principalmente chamar a atenção dos governos dos países integrantes da Organização das Nações Unidades (ONU) para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde.

O evento de lançamento da campanha acontecerá a partir das 14h no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), localizada bairro do Calhau. Diversas autoridades estarão presentes na atividade, além de profissionais da área, estudantes e professores.

Campanha Nursing Now será lançada no dia 31 de outubro

Criada no Reino Unido, a campanha já foi lançada em mais de 30 países e pretende destacar e elevar o papel da Enfermagem e sua importância para o alcance das metas de saúde pactuadas pelos países membros da ONU.

Campanha – A campanha Nursing Now (Enfermagem Agora) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa melhorar a saúde das populações elevando o perfil e o reconhecimento da Enfermagem em todo o mundo. Atualmente, existem 258 grupos ativos da Nursing Now em mais de 88 países.

No Brasil, a campanha é liderada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo centro colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP/Ribeirão Preto.

A Enfermagem é a maior profissão da saúde e está presente em todas as unidades, hospitais, centros de pesquisa, universidades e em todos os serviços prestados à população.

No Brasil, a categoria agrega mais de 2 milhões de trabalhadores e luta há 19 anos pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, por um piso salarial compatível com as funções desempenhadas e com a Lei do descanso digno – em algumas instituições, os profissionais deitam em papelões para descansarem da longa e exaustiva jornada. No Maranhão, são mais de 50 mil profissionais

O site Nursing Now Brasil (www.nursingnowbr.org) é a peça central da campanha e também concentra o mapeamento dos principais projetos da Enfermagem brasileira. Com o lançamento do Mapa de Inovações da Enfermagem Nursing Now, a campanha pretende descobrir grandes histórias e iniciativas desenvolvidas Brasil afora.