30/05/2019

Acadêmicos de enfermagem da UFMA realizam visita técnica no Coren-MA

A ação faz parte do plano de atividades da disciplina Gestão em Saúde da Universidade Federal do Maranhão.

Acadêmicos do 7º e 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, na manhã desta quinta-feira (30), uma visita técnica como parte das atividades da disciplina Gestão em Saúde na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão. Os estudantes foram recebidos pela secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Kheila Passos e pela coordenadora do Setor de Ouvidoria, Djayna Nunes.

Acompanhados da professora da UFMA, Denice Alves Pereira os universitários conheceram as funções de cada uma das dependências do Coren-MA. ‘’Mais uma vez comparecemos ao Conselho para que os alunos tenham informações sobre a função da entidade.  Aqui é a casa do profissional de enfermagem, então eles precisam entender como funciona, até para que eles tenham em mente que é necessário estar em dias com a anuidade, saber sobre o exercício legal da profissão, e também poder contribuir com a própria fiscalização’’, destacou Denice.

Para o acadêmico Lucas Oliveira, que está no 10º período da graduação e veio pela primeira vez ao Coren-MA, foi um momento enriquecedor. ‘’Eu pude perceber a importância de conhecermos o Conselho, que futuramente faremos parte, saber das repartições, todo o processo funcional do Coren-MA, porque as vezes temos uma visão lá fora que é diferente do que acontece aqui dentro. E acho que mais visitas como essa deveriam ser feitas, para que os alunos possam conhecer melhor essa rotina’’, afirma Lucas.

”Uma visita que só acrescentou conhecimentos, já que os alunos ainda não tinham tido ainda essa experiência. Conversamos sobre leis, decretos, resoluções, e eles também trouxeram alguns questionamentos, que respondemos em cada setor que visitamos. Durante a visita, nós conseguimos esclarecer a distinção dos Conselhos, dos Sindicatos e das Associações, o que é de extrema relevância para que saibam a função de cada um. As portas do Coren-MA estão abertas para visitas, que vão estar contribuindo para a formação desse profissional, que hoje vem como estudante e num futuro próximo estará inserido no mercado de trabalho com todos esses esclarecimentos”, enfatiza Djayna.

A secretária da Junta Interventora Kheila Passos parabenizou a professora pela iniciativa. ‘’Quando um professor orienta e ensina seus alunos sobre o órgão representativo, entendemos que teremos profissionais mais conscientes. A presença dos estudantes e futuros profissionais de enfermagem nessa autarquia, nos alegra muito. O Coren-MA é a casa dos profissionais de enfermagem’’, finalizou Kheila.