30/03/2017

11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (11ª JBEG)

Evento será realizado nos dias 12 a 14 de julho, em Belo Horizonte - MG

logo 11 jbeg

A 11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (11ª JBEG), promovida pela ABEn Nacional e realizada pela ABEn Seção Minas Gerais, acontecerá na cidade de Belo Horizonte, no período de 12 a 14 de julho de 2017.

O tema central da Jornada será “Diferentes maneiras de envelhecer: experiências e perspectivas para a Enfermagem”, revelando a preocupação da ABEn com os sentidos do envelhecer, a diversidade envolvida neste processo e os desafios que a Enfermagem deve enfrentar para construir práticas de qualidade para a população idosa.

A promoção do envelhecimento ativo e saudável enfatiza as medidas cuidativo-educacionais com ações que orientem o idoso sobre como preservar a saúde ou melhorar suas habilidades funcionais, por meio de adoção de hábitos saudáveis de vida e redução de comportamentos que coloquem em risco a saúde.

Neste sentido, há diferentes maneiras de envelhecer e a Enfermagem apresenta grande potencial para qualificar o cuidado a este grupo populacional.

Os objetivos do evento são: congregar profissionais e pessoas interessadas no tema para discutir o processo de envelhecimento, velhice e o idoso no Brasil, com ênfase nas diferentes maneiras de envelhecer e as perspectivas para a Enfermagem; debater as contribuições da enfermagem no processo de organização e articulação das políticas públicas e das redes de atenção à pessoa idosa; discutir e estabelecer as prioridades de ensino e pesquisa no âmbito da enfermagem geriátrica e gerontológica; promover o compartilhamento de experiências de cuidado à pessoa idosa em diferentes cenários e por diferentes atores.

A programação da Jornada está organizada em eixos que darão sustentação ao Tema Central:

Eixo 1: O Cuidado de Enfermagem e as diferentes maneiras de envelhecer;
Eixo 2: Políticas públicas e redes de atenção à pessoa idosa;
Eixo 3: Tecnologias sociais inovadoras: perspectivas para o cuidado à pessoa idosa;
Eixo 4: Formação para o cuidado gerontológico e a articulação ensino-serviço-comunidade;
Eixo 5: Produção do conhecimento e experiências nas práticas da Residência em saúde do idoso.


Acesse o página do Curso/Evento: http://www.abeneventos.com.br/11jbeg/